InícioSuzanoSegurança Cidadã recebe visita do primeiro guarda municipal

Segurança Cidadã recebe visita do primeiro guarda municipal

O pioneiro Moacyr Moreira foi recebido pelo secretário Afrânio Evaristo, que enalteceu sua trajetória durante encontro realizado na sede da pasta

A Secretaria de Segurança Cidadã recebeu na terça-feira da semana passada (23/05) a visita do primeiro guarda municipal de Suzano, Moacyr Moreira. Ele foi cumprimentado pelo secretário interino da pasta, Afrânio Evaristo da Silva, durante o encontro realizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), localizado na rua Alfredo Batista Pizzolato, 599, no bairro Jardim Lincoln.

Moreira começou a trabalhar como profissional de segurança da administração municipal de Suzano em 1969 e serviu a prefeitura durante 33 anos, se aposentando em 2002. Ele viu de perto as transformações da guarda ao longo do tempo, que começou suas tarefas contando com o suporte de um automóvel Volkswagen Fusca e dois funcionários em ronda pela cidade.

Até mesmo a cor do uniforme era diferente nos primeiros anos de trabalho de Moreira, que atuava com uma farda verde. Após 16 anos de criação, a GCM adquiriu uma sede própria, no então Ginásio Municipal Paulo Portela, em um momento marcado por algumas reestruturações internas, promovidas com o objetivo de premiar os 15 melhores guardas, que passaram a ter direito de usar armamento, composto por revólveres de calibre 38 e 32.

O tempo passou e a Guarda Civil de Suzano, com sua contínua evolução, passou a ser uma referência no Alto Tietê, com inúmeros grupamentos, como a Patrulha Maria da Penha, Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), Rondas Ostensivas com Motocicletas (Romo), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, e Patrulhamento de Área. Para reforçar a vigilância, ainda conta com unidades de referência instaladas em diferentes pontos da cidade, incluindo a Base de Segurança Integrada (BSI), na Praça João Pessoa, a Base da Casa Branca, a Central de Segurança Integrada (CSI) e a Base de Operações no Parque Max Feffer.

Atualmente, a GCM conta com o auxílio de cerca de 85 câmeras de segurança nas vias públicas, aliadas às 42 do programa Detecta do Estado de São Paulo, e mais 1.250 câmeras e 162 botões do pânico instalados nas escolas e creches municipais, que fornecem informações em tempo real e auxiliam as Polícias Civil e Militar na resolução e prevenção de crimes.

O trabalho proporcionado por toda essa estrutura motivou a visita do primeiro guarda municipal, que teve esse gesto para enaltecer o empenho de todos os integrantes da corporação. “Fiz questão de vir até aqui com a intenção de parabenizar a GCM, que vem tendo êxito em suas atividades. É bonito ver um projeto em que a gente fez parte se desenvolver, para ter uma capacidade tão grande de vigilância da cidade”, falou Moreira.

O secretário agradeceu a colaboração do agente pioneiro, afirmando que todos que passaram pela Guarda de Suzano ajudaram a construir essa história. “Foi uma tarde de boas conversas e lembranças da época em que ele trabalhava em prol da segurança. Aqui só temos a agradecer por ter tido homens como o Moacyr, fortes e valentes. Sua geração foi um alicerce que possibilitou e abriu portas para sermos o que somos hoje”, destacou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher