O pioneiro Moacyr Moreira foi recebido pelo secretário Afrânio Evaristo, que enalteceu sua trajetória durante encontro realizado na sede da pasta
A Secretaria de Segurança Cidadã recebeu na terça-feira da semana passada (23/05) a visita do primeiro guarda municipal de Suzano, Moacyr Moreira. Ele foi cumprimentado pelo secretário interino da pasta, Afrânio Evaristo da Silva, durante o encontro realizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), localizado na rua Alfredo Batista Pizzolato, 599, no bairro Jardim Lincoln.
Moreira começou a trabalhar como profissional de segurança da administração municipal de Suzano em 1969 e serviu a prefeitura durante 33 anos, se aposentando em 2002. Ele viu de perto as transformações da guarda ao longo do tempo, que começou suas tarefas contando com o suporte de um automóvel Volkswagen Fusca e dois funcionários em ronda pela cidade.
Até mesmo a cor do uniforme era diferente nos primeiros anos de trabalho de Moreira, que atuava com uma farda verde. Após 16 anos de criação, a GCM adquiriu uma sede própria, no então Ginásio Municipal Paulo Portela, em um momento marcado por algumas reestruturações internas, promovidas com o objetivo de premiar os 15 melhores guardas, que passaram a ter direito de usar armamento, composto por revólveres de calibre 38 e 32.
O tempo passou e a Guarda Civil de Suzano, com sua contínua evolução, passou a ser uma referência no Alto Tietê, com inúmeros grupamentos, como a Patrulha Maria da Penha, Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), Rondas Ostensivas com Motocicletas (Romo), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Canil, e Patrulhamento de Área. Para reforçar a vigilância, ainda conta com unidades de referência instaladas em diferentes pontos da cidade, incluindo a Base de Segurança Integrada (BSI), na Praça João Pessoa, a Base da Casa Branca, a Central de Segurança Integrada (CSI) e a Base de Operações no Parque Max Feffer.
Atualmente, a GCM conta com o auxílio de cerca de 85 câmeras de segurança nas vias públicas, aliadas às 42 do programa Detecta do Estado de São Paulo, e mais 1.250 câmeras e 162 botões do pânico instalados nas escolas e creches municipais, que fornecem informações em tempo real e auxiliam as Polícias Civil e Militar na resolução e prevenção de crimes.
O trabalho proporcionado por toda essa estrutura motivou a visita do primeiro guarda municipal, que teve esse gesto para enaltecer o empenho de todos os integrantes da corporação. “Fiz questão de vir até aqui com a intenção de parabenizar a GCM, que vem tendo êxito em suas atividades. É bonito ver um projeto em que a gente fez parte se desenvolver, para ter uma capacidade tão grande de vigilância da cidade”, falou Moreira.
O secretário agradeceu a colaboração do agente pioneiro, afirmando que todos que passaram pela Guarda de Suzano ajudaram a construir essa história. “Foi uma tarde de boas conversas e lembranças da época em que ele trabalhava em prol da segurança. Aqui só temos a agradecer por ter tido homens como o Moacyr, fortes e valentes. Sua geração foi um alicerce que possibilitou e abriu portas para sermos o que somos hoje”, destacou o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano