quarta-feira, abril 2, 2025
spot_img
InícioCarros & MotosTendência: cores branca e preta seguem em alta, mas há novidades

Tendência: cores branca e preta seguem em alta, mas há novidades

De acordo com o Relatório de Cores para Revestimentos, levantamento realizado todos os anos pela Basf, a paleta de cores utilizada pela indústria automotiva mundial está se expandindo, permitindo o avanço de tons como amarelo, laranja, verde, e violeta no mercado.

Apesar da nova tendência, as chamadas cores acromáticas – branco, preto, prata e cinza – seguem bem cotadas, revestindo a maioria dos veículos não comerciais produzidos em 2022. Como já ocorre há vários anos, o branco é a cor de carro mais popular em todo o mundo, seja por sua beleza clássica e atemporal, seja pelo custo (o que se reflete no valor de revenda do carro).

De acordo com o estudo, se os compradores não escolhessem cores acromáticas, muitas vezes optariam pelo azul ou vermelho. Embora essas duas cores ainda sejam muito populares, outros tons mais vibrantes, como amarelo, laranja, verde e violeta estão ganhando participação de mercado na maioria das regiões do mundo.

Os dados citados ao longo do relatório também mostram que as montadoras produziram mais veículos à medida que se recuperavam dos efeitos da pandemia global e dos desafios regionais da cadeia de suprimentos.

Mas, se a maioria dos mercados no mundo tende a se abrir para cores diferentes, na América do Sul, o cenário é outro. Historicamente, segundo a Basf, os compradores de carros sul-americanos têm escolhido cores mais tradicionais e menos chamativas. Como em outras regiões, o branco é de longe o favorito, e o cinza supera o preto em participação de mercado para as cores acromáticas.

Para as cores cromáticas, o vermelho e o azul mantiveram-se estáveis, enquanto o marrom ganhou algum espaço mercado. Essas cores provavelmente foram escolhidas para veículos menores.

Carros maiores e SUVs

tiveram a maior parcela de cores acromáticas, incluindo efeitos novos e variados de cinza exibido em carros maiores.

“A América do Sul ainda é uma região conservadora. Comprar um veículo nessa região significa que você pode não ter a mesma variedade de cores, mas dentro de cada espaço de cores, existem alguns efeitos realmente interessantes e diferentes”, disse Marcos Fernandes, diretor regional de gestão de negócios da Automotive Coatings South America.

O Basf Color Report for Automotive OEM Coatings é uma análise de dados da divisão de tintas da Basf com base na produção automotiva global e aplicação de tinta para veículos não comerciais em 2022.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos