Alunos de escolas municipais da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participaram nesta terça e quarta-feira (06 e 07/06) de oficinas circenses no Sesc Mogi das Cruzes pela programação do Festival de Arte Popular do Alto Tietê (FAPAT), realizado pela Malungada Produtos Culturais com apoio das secretarias de Educação e Cultura de Mogi das Cruzes, Sesc Mogi das Cruzes e Secretaria de Cultura de Guararema.
A primeira oficina na terça-feira (06/06) foi com os alunos da EM Profª Marlene Muniz Schimidt, na Vila Moraes. Nesta quarta-feira (07/06), foram atendidos os estudantes da EM Profª Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro. As crianças participaram de atividades de malabares, acrobacia solo e palhaçaria com artistas da Escola de Artes AJPS. As unidades escolares fazem parte do programa Escola de Tempo Integral,d a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes.
Ainda pela programação do FAPAT, entre os meses de abril e junho, professores da rede municipal de ensino participaram do curso “Ritmos Tradicionais Mogianos – Congadas, Marujadas e Moçambiques”, ministrado pela professora Amanda Araújo com a participação do Mestre Silvio Antônio. No último sábado (03/06), os cursistas estiveram em Guararema para participar de um cortejo com grupo de Folia do Divino, uma fanfarra e bonecões.
Na última sexta-feira (02/06), educadores da cidade também participaram da palestra “A Canção Popular” com Paulo Tatit, , cantor e compositor do Palavra Cantada e assistiram a uma apresentação do grupo mogiano Terra de Almofadas. O FAPAT acontece por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A programação do evento segue até o dia 11 de junho.