InícioRegiãoSaúde reforça importância das vacinas em Dia Nacional da Imunização

Saúde reforça importância das vacinas em Dia Nacional da Imunização

Pasta aproveita o 9 de junho para relembrar ações que visam o aumento da cobertura vacinal no município, tanto nos postos de saúde como nas residências

O Dia Nacional da Imunização, celebrado nesta sexta-feira (09/06), será utilizado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Suzano para reforçar a importância das vacinas na proteção da população. A data é oportuna para lembrar as ações que a pasta vem promovendo para facilitar o acesso dos munícipes às doses que garantem a prevenção de inúmeras doenças, como o novo coronavírus (Covid-19), a Influenza e a meningite.

Em audiência pública realizada em 30 de maio pela pasta na Câmara de Vereadores, foram demonstrados os dados relativos à vacinação no município nos primeiros quatros meses do ano. Neste período, 48.439 pessoas receberam vacinas de rotina e 21.556 munícipes foram vacinados contra a Influenza, o vírus causador da gripe, cuja campanha foi estendida do fim de maio para o final do mês de junho, ou até durarem as doses.

Com o objetivo de intensificar a imunização contra o vírus Influenza e outras doses do calendário, nos dias 29 e 30 de maio e 1º de junho houve a ampliação do expediente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII (Jardim Paulista), Esthelina Maria Barbosa (Cidade Miguel Badra) e Tabamarajoara, que passaram a atender os munícipes das 8 às 20 horas. No dia 15 de abril, ainda foi realizado o Dia D contra a gripe, quando 18 unidades de saúde foram abertas em período integral e ainda foram montados cinco postos volantes de atendimento ao público.

Para facilitar o acesso da população às vacinas, a Saúde também prorrogou a campanha de vacinação casa a casa. O trabalho de busca ativa iniciado em março, visando atualizar a caderneta vacinal com complemento de doses pendentes nas próprias residências, passará a atender novos moradores por mais dez sábados a partir de junho. Até o fim de maio foram 1.563 doses administradas e 1.121 pessoas vacinadas contra doenças como  a Covid-19, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, pneumonia, febre amarela e meningite.

Em relação à meningite, o serviço de imunização passou a contemplar novos públicos no último mês. Em maio, a vacinação contra essa enfermidade passou a incluir adolescentes, além de professores e agentes de ensino que estão em contato direto com os alunos em sala de aula. Esses grupos se somam àqueles que seguem incluídos nessa campanha, como bebês de até 1 ano; crianças com até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina na idade indicada; e, de forma temporária, os trabalhadores da saúde de qualquer idade.

Ainda em maio, foi iniciada no dia 18, a aplicação da vacina bivalente da Pfizer para moradores com 18 anos ou mais, sem comorbidades, com o objetivo de proteger esse público contra as cepas atualizadas do novo coronavírus, como é o caso da ômicron. Para receber a dose é preciso estar com o esquema vacinal completo, sendo que a última aplicação da monovalente contra a Covid-19 precisa ter sido administrada há, no mínimo, quatro meses.

Todas as vacinas citadas estão disponíveis nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas 12 Unidades de Saúde da Família (USFs), cujos contatos e endereços podem ser encontrados no link bit.ly/EnderecosUBS. A imunização é realizada de segunda a sexta-feira, entre as 8 e 16 horas, mediante apresentação de documento original com foto e carteirinha de vacinação.

Facilidade

A diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin, afirmou que as iniciativas de estímulo à vacinação têm proporcionado um aumento importante da cobertura da população. “As ações são fundamentais para fortalecermos a prevenção contra um número variado de enfermidades, especialmente no outono, quando se faz necessária a intensificação das campanhas de imunização, pois protege a população contra doenças respiratórias que aumentam sua incidência nos dias de frio. Temos conseguido ter êxito em nossas ações e continuaremos contando com a adesão dos moradores”, destacou ela.

Já o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, ressaltou que a pasta busca continuamente formular estratégias que possam facilitar a vida dos munícipes. “O Dia D, a ampliação dos horários e dos públicos, assim como a vacinação casa a casa tem o mesmo objetivo: garantir proteção aos nossos moradores. Tanto nos postos de saúde, como nas residências, nós buscamos atender cada munícipe. Aproveitamos o Dia da Imunização para convidar aqueles que ainda não se vacinaram para comparecerem às unidades de saúde e completarem sua imunização”, reforçou Ishi.

Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher