InícioMogi das cruzesCâmara reivindica retomada do atendimento do IAMSP nos hospitais de Mogi

Câmara reivindica retomada do atendimento do IAMSP nos hospitais de Mogi

Em sessão ordinária nesta quarta-feira, 7, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção n° 76/2023, que solicita a retomada do atendimento do IAMSP (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) nas instituições hospitalares de Mogi das Cruzes e demais municípios do Alto Tietê.

De autoria do vereador e presidente da Câmara, Marcos Furlan (PODE), o documento legislativo visa atender aos pedidos dos funcionários públicos estaduais da Região, que ultrapassam 30 mil pessoas.

“Atualmente, milhares de servidores estaduais e seus familiares dependem desse convênio e precisam se deslocar até o Hospital do Servidor Público Municipal, na Cidade de São Paulo, em razão da falta de pronto- atendimento, internação e exames de imagem em nossa região. Eles estão passando por intenso sofrimento. Recebo reclamações em toda parte. O ex-governador João Dória cortou o repasse. Recebi Neusa Goto, segurada, em meu gabinete, explicando todo o drama pelo qual nossos servidores estaduais estão passando”, argumenta o parlamentar.

Até 2021, a Santa Casa de Misericórdia e clínicas particulares de Mogi eram conveniadas ao IAMSPE. Entretanto, após o corte de repasse do governo estadual, a filantrópica e demais unidades de saúde não renovaram o contrato para atendimento dos servidores estaduais.

“Três clínicas particulares de Mogi das Cruzes possuem atendimento credenciado ao IAMSPE, contudo, elas não atendem toda a demanda de exames laboratoriais, tampouco o pronto-atendimento, o qual é de extrema necessidade em casos de emergência, causando, assim, uma maior demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O IAMSP de volta ajudaria a aliviar a rotina nas unidades de saúde públicas de Mogi”, acredita Furlan.

Os servidores públicos estaduais pagam aproximadamente 1,2% de seus salários para o custeio do plano.

Inês Paz (PSOL) aproveitou para lembrar o movimento de servidores que combateu a terceirização do Instituto. “Foi uma luta para não privatizar o Hospital do Servidor Público, que é um exemplo de eficiência. Mas é muito difícil ser atendido lá. Isso porque é elevada a procura de pacientes lá, mas é muito baixo o investimento. Mas o vereador Furlan está certo: parece que as coisas não vêm para Mogi”.

Carlos Lucarefski (PV) também se manifestou. “Fiz a mesma moção no ano passado. O IAMSPE está fazendo uma grande falta para a população de Mogi. Precisamos nos mobilizar, acionar os deputados e pressionar para a volta do funcionamento do convênio”.

O documento parlamentar será entregue ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas (REP), e ao secretário da Saúde do Estado, Eleuses Paiva.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher