Feira ocorreu no último fim de semana no Parque Ecológico e ecoponto fica no Pequeno Coração
A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, na última quarta-feira (7), o Ecoponto Pequeno Coração como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. O equipamento é o 12º instalado na cidade dando continuidade às ações de combate ao descarte irregular, com funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 17h. O espaço possui cinco caçambas e um coletor de lâmpadas.
Na ocasião, a população do entorno marcou presença e celebrou o início das atividades do novo equipamento. “Já são 12 ecopontos. Nunca antes o meio ambiente foi tão bem cuidado e olhado com a atenção necessária. Temos muito a comemorar”, disse a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmim Zampieri.
A unidade fica na rua Diogo Dias, 10 – Pequeno Coração e recebe móveis desmontados, madeiras, recicláveis, resíduos de construção civil e lâmpadas. “Os ecopontos são verdadeiros presentes para a população. Já percebemos o quanto a cidade está ficando mais limpa e cuidada e isso de deve ao esforço para ampliar unidades como essa”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Feira no Parque Ecológico reúne cerca de 4 mil pessoas
Aproximadamente 4 mil pessoas participaram da Semana Mundial do Meio Ambiente nos dias 3, 4 e 5 de junho no Parque Ecológico. Oficinas de plantio e cultivo, doação de mudas, palestras e apresentações artísticas fizeram parte da programação, que teve por objetivo aproximar a população das causas ambientais e conscientizar sobre a importância de preservar recursos naturais.
Com a corrida e a caminhada sustentável, cerca de 30 atletas percorreram as dependências do parque e, ao final, receberam troféu e brinde de participação. Palestras de legislação ambiental, oxigenação de corpos d’água, poluição e recuperação ambiental atraíram amantes do tema.
Foi realizada a Campanha de Combate ao Câncer de Boca e a feira de adoção de cães e gatos, assim como a já tradicional Feira da Mulher Empreendedora. Ainda foram realizadas oficinas de plantio de hortaliças em vasos biodegradáveis e uma palestra sobre animais peçonhentos pela Guarda Ambiental.
“Foram três dias de evento com diversas atividades e opções para os munícipes. Itaquá está se consolidando como cidade amiga do meio ambiente e parte fundamental disso se dá pelos moradores, que participam ativamente. Isso nos motiva a seguir trabalhando em prol de algo que beneficia a todos”, disse a secretária.
O prefeito reforçou que a ação é simbólica. “Aproveitamos para promover ações que vão impactar positivamente na vida de cada pessoa que passou por nossas atividades. A cidade segue em transformação e evolução, mas sem deixar de lado o compromisso com as causas ambientais”, completou.
Fotos: Caroline Assis