Espaço no Bairro Ipiranga foi cenário para atividades educacionais para 360 alunos das Escolas Prefeito Waldomiro Marcondes e José Benedito dos Santos
Além de preservar a natureza, com muitos exemplares de árvores nativas, o Parque Municipal Urbano Edie Maia da Silva, no Ipiranga, em Guararema, também é um espaço para o conhecimento. Na última semana, cerca de 360 alunos das Escolas Prefeito Waldomiro Marcondes e José Benedito dos Santos participaram de um dia de atividades educacionais e de conscientização ambiental por lá.
Pela Semana do Meio Ambiente, as crianças tiveram acesso a três oficinas que vão além da teoria e partem para a prática, com momentos “mão na massa”. Logo na primeira atividade, os participantes prepararam seed balls (bolas de semente), com o professor Marcos Grangeiro.
Na sequência, tiveram a oportunidade de aprender, de maneira didática, sobre os dutos e a atuação da Transpetro, que ofereceu uma palestra interativa que amplia os conceitos não apenas das crianças como das famílias, uma vez que os pequenos levam o aprendizado para dentro de casa.
E por fim, as bolas de semente preparadas foram plantadas, de maneira a introduzir no Horto Parque mais árvores nativas, respeitando os processos ecológicos e naturais.
“Preservar o meio ambiente é cuidar do futuro. E conscientizar a população, principalmente nossas crianças, também é pensar no amanhã. Estamos agindo de maneira prática, com impacto a curto prazo, e também de maneira duradoura, a longo prazo, já que a informação vai chegar às famílias, que podem participar e ajudar também”, disse o prefeito Zé, que recebeu os alunos no local.
Quem também defende a sustentabilidade e o uso consciente de recursos naturais é a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. “Este tipo de ação se complementa aos conteúdos que são aplicados em sala de aula e que estão previstos nos materiais didáticos utilizados em toda a Rede Municipal de Ensino. Assim, com a parte prática, mostramos o quão fascinante é o processo de aprender e mais ainda o de preservar”.
A Semana do Meio Ambiente em Guararema também teve outra atividade importante: um Mutirão de Limpeza no Rio Paraíba do Sul, protagonizado por alunos da Escola de Canoagem da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que se reuniram na junção das ruas Eduardo Gonçalves e Rua Araguari, ponto conhecido como “Trampolim”, no Bairro Itapema, e percorreram as águas até o Recanto do Américo (Pau D’alho).