InícioMogi das cruzesSecretaria de Transparência e Dados Abertos inicia implementação da ferramenta Alertas da...

Secretaria de Transparência e Dados Abertos inicia implementação da ferramenta Alertas da Primeira Infância

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos, realizou nesta terça-feira (13), a primeira reunião para implementação da ferramenta “Alertas da Primeira Infância”, que vai ajudar a combater problemas relacionados à infância. 

A iniciativa é promovida pela Urban95, da Fundação Bernard Van Leer, por meio do programa Mogi Cidade da Criança. As secretarias participantes do projeto são as de Educação, Assistência Social e Saúde, que estiveram presentes na reunião, em que foi apresentada a plataforma para os times, além de discutidos os alertas que serão configurados inicialmente e a estrutura de governança do projeto. Também participou do encontro a Secretaria de Urbanismo.

“Estamos entusiasmados com o início do projeto Alertas da Primeira Infância em Mogi das Cruzes. Este marco digitalizará a gestão dos serviços da primeira infância, unificando informações vitais em um único local. Esta ferramenta representa nosso compromisso em aliar tecnologia e serviços sociais para melhorar a vida da nossa população”, diz Thiago Florêncio, coordenador da Coordenadoria de Análises e Gestão de Dados (CODATA), vinculada à Secretaria de Transparência e Dados Abertos.

Com a ferramenta será possível identificar as crianças que estão fora da escola ou em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é integrar os dados da Educação, Saúde e da Assistência Social, para criar alertas relacionados a crianças e gestantes, a fim de garantir um atendimento mais estratégico e planejamento mais eficiente. 

Além disso, também será possível ter uma rápida identificação de problemas que precisam ser sanados pelas áreas, como melhoria na prestação de serviço, mais crianças tendo acesso à escola, gestantes sendo assistidas corretamente, melhor planejamento das políticas públicas relacionadas à infância e primeira infância, entre outros. 

“Por meio da integração dos dados, as secretarias poderão definir os alertas que serão configurados na plataforma e, a partir disso, pensar em estratégias inteligentes para tomada de decisões”, explica Severino Netto, secretário municipal da Transparência e Dados Abertos.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher