Encontro foi realizado no Plenário Roberto Bottacin Moreira, para debater ações e demandas de segurança nas escolas da rede estadual de ensino
A Comissão Especial de Proteção Escolar (CEPE) segue promovendo encontros na Câmara Municipal, para debater o fortalecimento das ações de segurança voltadas a alunos e comunidade escolar das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Formada pelos vereadores Diogo Manera (presidente), Sargento Alan (relator) e Anderson Benevides (membro), a comissão realizou o terceiro encontro, nesta terça-feira (13), desta vez, com membros da Diretoria de Ensino – região de Mauá, instituição responsável pelas 28 escolas estaduais de Ribeirão Pires e pelo atendimento de mais de 10 mil alunos da cidade.
O encontro contou com a presença do professor Edson Lourenço da Costa, dirigente da instituição, bem como as professoras especializadas, Larissa Felipe Ferreira, do Programa Conviva, e Mariangela Silvestre Santos Rocha, de Tecnologia, também membros da Diretoria de Ensino.
Foram abordadas, durante a reunião, as principais ações do Governo do Estado com relação à garantia da segurança de estudantes e profissionais da educação nas unidades estaduais. “Toda medida de proteção para toda a comunidade escolar dá mais confiança e conforto. E é de forma conjunta entre sociedade civil e serviços estaduais e municipais, que obteremos êxito nas ações”, afirmou o dirigente.
Dentre as principais medidas está o Programa Conviva, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que reúne protocolos de prevenção e atuação diante de situações de violência. “Além da plataforma, todas as unidades de ensino estaduais possuem sistema de videomonitoramento na parte interna e externa das salas de aula, foram criados protocolos de entrada e saída dos alunos, bem como atuação em parceria com as forças de segurança dos municípios como Ribeirão Pires”, explica Larissa, responsável pelo programa na região.
Segundo o vereador e presidente da CEPE, Diogo Manera, após o término do calendário de atividades da comissão, será realizado um diagnóstico das redes de educação da cidade a ser entregue às autoridades municipais, estaduais, entre outros. “Nossa meta é que esta comissão se torne fixa e que este trabalho perdure”, afirmou.
Botão do Pânico – No mês de abril, o Legislativo ribeirão-pirense aprovou o projeto de lei (PL) nº 014/2023, que dispõe sobre a instalação de dispositivo de segurança preventiva, denominado “Botão do Pânico”, em escolas da rede municipal de ensino, de autoria do vereador e presidente da Câmara professor Paulo Cesar (PC), e dos vereadores Sargento Alan e Archeson Teixeira (Rato).
Durante o encontro com a Diretoria de Ensino da região, a CEPE divulgou a intenção de disponibilizar o aplicativo para as escolas estaduais e particulares da cidade. “Ribeirão Pires está com uma forte parceria entre educação e segurança pública. A ideia é que todas as unidades escolares tenham acesso ao Botão do Pânico, que faz com que a escola acione diretamente a GCM”, explica o parlamentar.
A próxima reunião da Comissão Especial de Proteção Escolar está prevista para o dia 27 de junho.