InícioRegiãoComissão de Proteção Escolar promove reunião com Diretoria de Ensino na Câmara...

Comissão de Proteção Escolar promove reunião com Diretoria de Ensino na Câmara Municipal de Ribeirão Pires

Encontro foi realizado no Plenário Roberto Bottacin Moreira, para debater ações e demandas de segurança nas escolas da rede estadual de ensino

A Comissão Especial de Proteção Escolar (CEPE) segue promovendo encontros na Câmara Municipal, para debater o fortalecimento das ações de segurança voltadas a alunos e comunidade escolar das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Formada pelos vereadores Diogo Manera (presidente), Sargento Alan (relator) e Anderson Benevides (membro), a comissão realizou o terceiro encontro, nesta terça-feira (13), desta vez, com membros da Diretoria de Ensino – região de Mauá, instituição responsável pelas 28 escolas estaduais de Ribeirão Pires e pelo atendimento de mais de 10 mil alunos da cidade.

O encontro contou com a presença do professor Edson Lourenço da Costa, dirigente da instituição, bem como as professoras especializadas, Larissa Felipe Ferreira, do Programa Conviva, e Mariangela Silvestre Santos Rocha, de Tecnologia, também membros da Diretoria de Ensino. 

Foram abordadas, durante a reunião, as principais ações do Governo do Estado com relação à garantia da segurança de estudantes e profissionais da educação nas unidades estaduais. “Toda medida de proteção para toda a comunidade escolar dá mais confiança e conforto. E é de forma conjunta entre sociedade civil e serviços estaduais e municipais, que obteremos êxito nas ações”, afirmou o dirigente.

Dentre as principais medidas está o Programa Conviva, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que reúne protocolos de prevenção e atuação diante de situações de violência. “Além da plataforma, todas as unidades de ensino estaduais possuem sistema de videomonitoramento na parte interna e externa das salas de aula, foram criados protocolos de entrada e saída dos alunos, bem como atuação em parceria com as forças de segurança dos municípios como Ribeirão Pires”, explica Larissa, responsável pelo programa na região.

Segundo o vereador e presidente da CEPE, Diogo Manera, após o término do calendário de atividades da comissão, será realizado um diagnóstico das redes de educação da cidade a ser entregue às autoridades municipais, estaduais, entre outros. “Nossa meta é que esta comissão se torne fixa e que este trabalho perdure”, afirmou.

Botão do Pânico – No mês de abril, o Legislativo ribeirão-pirense aprovou o projeto de lei (PL) nº 014/2023, que dispõe sobre a instalação de dispositivo de segurança preventiva, denominado “Botão do Pânico”, em escolas da rede municipal de ensino, de autoria do vereador e presidente da Câmara professor Paulo Cesar (PC), e dos vereadores Sargento Alan e Archeson Teixeira (Rato).

Durante o encontro com a Diretoria de Ensino da região, a CEPE divulgou a intenção de disponibilizar o aplicativo para as escolas estaduais e particulares da cidade. “Ribeirão Pires está com uma forte parceria entre educação e segurança pública. A ideia é que todas as unidades escolares tenham acesso ao Botão do Pânico, que faz com que a escola acione diretamente a GCM”, explica o parlamentar.

A próxima reunião da Comissão Especial de Proteção Escolar está prevista para o dia 27 de junho.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher