A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 13, a Moção n° 79/2023, que manifesta apoio ao projeto do deputado estadual André do Prado (PL) para que seja criado em Mogi das Cruzes o sistema “CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) Regional”, junto com a reativação da Diretoria Regional de Saúde (DIR-III).
Atual presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Prado quer humanizar e reorganizar o remanejamento hospitalar no Alto Tietê.
Criada em 2010, a Central CROSS é um sistema informatizado que distribui os pacientes que precisam de atendimento nas áreas hospitalar e ambulatorial de todo estado, de acordo com a disponibilidade de vagas e a gravidade dos casos. O apoio do legislativo mogiano é uma iniciativa do vereador Edson Santos (PSD), endossada pelos vereadores Bi Gêmeos (PSD), Otto Rezende (PSD), Osvaldo Silva (REP), Vitor Emori (PL), Mauro Yokoyama (PL), Francimário Vieira (PL) e Clodoaldo de Moraes (PL).
“O atendimento do CROSS tem sido alvo de muitas críticas da população do Alto Tietê, que reclama da falta de equidade na distribuição das vagas. Muitas vezes, os pacientes são encaminhados para unidades de saúde muito distantes de sua cidade de origem, gerando transtornos e dificuldades de acesso”, argumenta Santos.
Além disso, ainda de acordo com o vereador mogiano, o sistema CROSS oferece baixo número de vagas, o que acarreta longo tempo de espera por leitos e alta taxa de desistência dos pacientes. “Esses dados mostram que o atendimento do CROSS está ineficiente e prejudicial para a saúde da população local, sendo necessária a regionalização. A medida auxiliaria na diminuição das desigualdades e aumentaria a eficiência do gasto público, ampliando a oferta de serviços e reduzindo as filas”, argumenta Santos.
Em 2005, havia sido criada a Direção Regional de Saúde (DIR-III) de Mogi das Cruzes. No entanto, posteriormente, essa divisão foi extinta, apesar de a unidade atender a todo o Alto Tietê, que soma mais de 10 municípios.
“Por tudo isso, essa pauta conta com total apoio do nosso deputado federal mogiano Marco Bertaiolli [PSD]. Ele reconhece a importância da Diretoria Regional de Saúde para a gestão integrada e eficiente dos serviços de saúde nos municípios que compõem a nossa Região”, diz o vereador Edson Santos.
Bi Gêmeos também falou. “Nossos munícipes precisam de mais respeito. Precisamos da regional do CROSS urgente. É uma questão de dignidade”.
O vereador Zé Luiz (PSDB) foi mais um a concordar com a ideia. “Reforço o apoio ao deputado André do Prado em relação à regionalização do sistema CROSS. Também recebo muitas ligações de pacientes e seus familiares. As pessoas estão morrendo nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento]”.
O vereador Osvaldo Silva foi mais um a concordar. “É uma causa importante e de extrema necessidade”.
Já o vereador Farofa ponderou sobre a necessidade de ampliar a infraestrutura da saúde pública do Alto Tietê para que a regionalização se concretize. “Também é preciso preparar os hospitais da Região: mais médicos especialistas, mais leitos e maior preparo dos funcionários são providências fundamentais”.
Mauro de Assis Margarido (PSDB) também opinou sobre o tema. “De fato, essa é uma necessidade urgente, e não é de hoje”.