Os monitores e coordenadores do “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” participaram nesta quarta-feira (14/06) de uma palestra com o maestro e violonista Fabio Zanon, referência mundial na música clássica. O projeto, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes com gestão da Sinfônica Mogi, leva educação musical a escolas municipais de diferentes bairros da cidade.
No Bloco Didático do Cemforpe, no Mogilar, o maestro falou sobre sua trajetória na música e sua experiência como professor na Fellow da Royal Academy of Music, em Londres. O palestrante abordou ainda sua carreira como solista e regente. Uma das referências apresentadas foi o filme “Tár”, de Todd Field, que conta a história da primeira mulher a comandar a Orquestra Filarmônica de Berlim.
Fabio Zanon é um dos artistas brasileiros de maior prestígio internacional e coordenador artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Suas atividades como regente, educador e difusor da música clássica têm contribuído para colocar o violão clássico numa perspectiva cultural mais ampla.
O maestro foi o regente convidado de um concerto especial com a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e a participação do violonista Guilherme Peres nesta quinta-feira (15/06). Alunos dos Cempres Prof. José Limongi Sobrinho e Oswaldo Regino Ornellas e das escolas municipais Prof. Mário Portes, Profª Cecília de Souza Lima Vianna e Profª Florisa Faustino Pinto, que fazem parte do projeto Pequenos Músicos, também foram convidados.
A iniciativa atende 20 escolas municipais e alcança cerca de 11 mil alunos oferecendo aulas de musicalização e ensino de instrumentos de sopros e percussão.