A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou nesta quinta-feira (15) a reforma da Vila Dignidade. O equipamento tem 22 unidades habitacionais e acolhe as pessoas idosas sem vínculos familiares ou com vínculos fragilizados que estejam em situação de vulnerabilidade social, mas com autonomia para viverem sozinhos. O ato de entrega foi realizado pelo prefeito Caio Cunha e pela vice-prefeita, Priscila Yamagami.
É a primeira vez que a Vila Dignidade passa por uma reforma completa, desde que foi inaugurada em 2015. Todas as 22 casas foram reformadas, inclusive o salão e áreas de uso comum. Foram executados serviços diversos, como a troca de pisos e revestimentos, pintura interna e externa, reparos nos sistemas hidráulicos e elétricos. Também foram instaladas novas peças de acessibilidade e equipamentos de segurança. Na área externa, houve troca da iluminação, utilizando lâmpadas LED e foram realizados serviços de jardinagem.
O prefeito Caio Cunha lembrou que os investimentos no setor da Assistência Social foram reforçados pela Prefeitura porque no período pós-pandemia as demandas sociais aumentaram. “Só em Mogi das Cruzes o índice de famílias em vulnerabilidade social aumentou mais de 30%. Nossa meta é valorizar as pessoas – não adianta termos grandes estruturas se as pessoas que vivem em nossa cidade ainda precisam de muita coisa”, disse o prefeito.
Os trabalhos na Vila Dignidade foram necessários porque as unidades habitacionais começaram a apresentar avarias com o tempo, principalmente com o deslocamento dos pisos e revestimentos, além de desgastes na pintura. Foram investidos R$ 414,3 mil, além da utilização de mão de obra própria das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana.
A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, agradeceu aos que participaram do processo de reforma. “Desde as equipes da Assistência Social, da secretaria de Infraestrutura Urbana e todos e todas que se esforçaram para que este sonho se realizasse, nosso muito obrigado. Foi um investimento importante para garantir qualidade de vida e segurança para os que vivem aqui”, concluiu a secretária.
A coordenadora municipal do Idoso, Vera Lúcia de Freitas, lembrou que a entrega da reforma foi no Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Este equipamento representa esta conscientização, pois acolhe quem realmente precisa do serviço, afastando estas pessoas idosas do risco da violação de direitos”, pontuou.
O ato de entrega da reforma da Vila Dignidade contou com a presença dos vereadores Carlos Lucarefski, Edson Alexandre Pereira, Eduardo Ota, Gustavo Siqueira, Johnross Jones, José Luiz Furtado e Osvaldo Antonio da Silva.
Vila Dignidade
A Vila Dignidade é um equipamento público de execução direta, que oferta proteção especial (moradia assistida) para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e/ou com seus direitos violados, que têm autonomia para viverem sozinhos, porém não possuem ou têm vínculos familiares fragilizados. O espaço conta com 22 residências, mais áreas comuns, como jardim, horta e salão de festas. Atualmente, há 21 pessoas idosas residentes.
Em 2022, a Vila Dignidade foi reconhecida pela Fundación Pilares, uma organização social da Espanha, como exemplo de boas práticas em serviços públicos. O condomínio para pessoas idosas da cidade foi inserido no catálogo “Red de Buenas Prácticas” (Rede de Boas Práticas), desenvolvido pela Fundación Pilares, pelo projeto de mesmo nome, que visa a criação de uma rede de divulgação de boas práticas para aumentar a qualidade de vida das pessoas em situação de fragilidade, deficiência ou dependência.