Com investimentos municipais, nova USF abre as portas com estrutura ampla, moderna e capacidade para até três mil atendimentos mensais
Após nove anos de espera, a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou neste sábado (17), a inauguração da USF (Unidade de Saúde da Família) do Parque Aliança, o maior equipamento de atenção básica na cidade. A ação faz parte de pacote de investimentos municipais voltados à modernização da rede pública de atendimento. Foram destinados R$ 2,2 milhões às obras e aquisição de equipamentos e mobiliário.
A USF do Parque Aliança tem capacidade para até três mil atendimentos mensais. A unidade ganhou nova sala que comporta 12 agentes comunitários – maior equipe da cidade – três salas de espera, oito consultórios, duas salas odontológicas, sala de raio-x, pediatria, vacinas, entre outras.
A USF atenderá além do Parque Aliança, moradores dos bairros Vila Belmiro, Serrano, São Caetaninho, Vila Gomes e Planalto, até então referenciados pela USF Jardim Guanabara. A antiga unidade será adaptada para abrigar ações integradas voltadas ao desenvolvimento social da comunidade.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Guto Volpi falou sobre serviços de saúde já entregues à população e fez novos anúncios. “Estamos entregando unidade moderna, funcional, com equipamentos de ponta, humanizado, e esse é o padrão que estamos implantando em Ribeirão Pires. Não vamos parar. Em breve, iniciaremos as obras da unidade do Jardim Serrano e a também da nova unidade da Vila Sueli”, explicou.
Participaram do ato solene de entrega da nova unidade o deputado estadual Thiago Auricchio, o vice-prefeito da cidade, Rubens Fernandes, secretários, vereadores, profissionais da saúde e moradores da região.
USF Parque Aliança – Além de três equipes que compõem a Estratégia de Saúde da Família, serão atendidos na nova unidade especialidades como ginecologia, odontologia, pediatria, psicologia, nutricionista, além de clínica geral. Será retomado o Grupo de Obesidade que ajuda os integrantes no processo de perda de peso, mudanças de hábitos e acompanhamento pós-cirúrgico. Com novo sistema informatizado, a unidade terá capacidade de realizar três mil atendimentos mensais.
Aparecida Pereira da Costa, 72 anos, moradora há mais de 30 anos do Parque Aliança, falou sobre o sentimento de ter nova unidade em seu bairro. “É um orgulho ter essa unidade. Estive todo esse tempo aqui no Aliança e podemos dizer que hoje temos uma unidade de qualidade”, comemorou.
Histórico da obra – Anunciada em 2014 com recursos da União, a obra da USF Parque Aliança ficou parada por nove anos. Para regularizar a situação da cidade junto ao Governo Federal, a Prefeitura precisou fazer, em 2021, a devolução de R$ 750 mil do Tesouro Municipal. Com isso, foi possível retomar e concluir as obras da USF Parque Aliança.
Homenagem – A Unidade de Saúde da Família do Parque Aliança carrega o nome de José Geraldo Pereira Xavier, o “Gê do Aliança”, que foi vereador e liderança do bairro e faleceu em 2020. Familiares e amigos estiveram presentes na inauguração e homenagem.