InícioRegiãoSemana de Literatura de Suzano começa neste sábado

Semana de Literatura de Suzano começa neste sábado

Iniciativa se estende até a próxima sexta-feira (23/06) e cronograma de atividades terá atrações como apresentação de balé, saraus, palestras, entre outras

A “Semana da Literatura” começa neste sábado (17/06), a partir das 18 horas, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354 – Centro), com diversas atrações, como Barraco Literário, Batalha da Esperança e apresentação do balé da Cidade de Suzano, além da palestra-show do rapper e compositor brasileiro Fabio Brazza. A atividade, que segue até sexta-feira da semana que vem (23/06), é organizada pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Dando sequência ao cronograma, no domingo (18/06), também no Armando de Ré, ocorre mais uma vez o Barraco Literário, além da abordagem das histórias do escritor malinês Amadou Hampâté Bâ. Ainda neste dia será promovida uma dança-poema com os alunos da professora Carol Alcântara, que leciona nos equipamentos culturais da cidade. Por fim, haverá o sarau “Raízes”, que destaca obras como músicas e poemas desenvolvidos por artistas africanos.

Já na próxima segunda-feira (19/06), às 15 horas, no Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 – Centro) será a vez da execução de um sarau dos alunos que participam da oficina de “Escrita Criativa”, atividade que abrange poemas, contos, textos dramáticos, entre outros. Mais tarde, às 19h30, no anfiteatro Orlando Digenova, nas dependências do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro), ocorre mais uma edição do projeto “Vozes que Representam”, com a participação da artista plástica de Cabo Verde, Evy Amado.

Um dia depois, na terça-feira (20/06), a partir das 13 horas no Moriconi, haverá a Feira Cultural promovida pela Diretoria de Ensino de Suzano e Ferraz de Vasconcelos. Ainda no período vespertino, das 14 horas às 15h30, no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 547 – Centro), ocorre a palestra “As Heranças Árabes na Cultura Nordestina”, com Mansur Peixoto, por meio da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras). No período das 18h30 às 20 horas ocorrerá uma aula com roda de viola com o professor Ronnie Almeida.

O dia fecha no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jardim Gardênia Azul, às 18 horas, com a apresentação de street dance e o sarau “Ai, Se Eu Ganho Esse Trocado!”.

Na próxima quarta-feira (21/06), das 19h30 às 21 horas, na Biblioteca Municipal Professora Maria Eliza de Azevedo Cintra, que fica no interior do Moriconi, mais uma edição do clube do livro, conduzido por Emerson Alcalde, será apresentada. No dia seguinte, também na biblioteca, haverá quatro atividades a partir das 19 horas, são elas: Batalha de Repente, com Adão Fernandes; Tocando a História da Viola, com o professor Ronnie Almeida; apresentação do espetáculo “A Paixão Avassaladora de Zé Limeira por Julieta”; e a exibição musical de forró pé de serra, com Cacá Lopes.

Finalizando as atividades, na sexta-feira (23/06), a partir das 14 horas, a atração “Contação de Histórias” será exibida com Cibelle Zuchi, além da apresentação das obras da escritora suzanense de 12 anos, Nicolly Belchior. Ambas as atividades serão na Escola Municipal Adélia de Lima Franco, no Jardim Amazonas. Já às 19 horas, no Casarão das Artes, ocorre o “Vocal Kwimba”, o “Sarau na Galeria” e Maracatu Suburbaque”.

Ainda na sexta-feira, no Campus Suzano do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), haverá a apresentação de alunos do Programa de Formação Artística de Suzano (Profart), com a condução de Carol Alcântara, e, também, o “Sarau Literatura Nossa”.

Além das histórias

De acordo com o secretário de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, a iniciativa visa incentivar leitura, escrita e demais atividades que levem a população à imersão do evento. “Pensamos na literatura para além do livro, tendo em vista que ela está inserida em diversas vertentes, desde a dança, que traz sentimentos expressados por meio de movimentos corporais, ao Rap, gênero musical muito consumido pela periferia. Um exemplo deste movimento de inclusão é o repente nordestino, que também está inserido em nosso cronograma, ou seja, buscamos valorizar os mais diversos costumes e culturas, movimento que nos torna cada vez mais humano”, disse.

Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano, Luana Bergamini/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher