InícioRegiãoAtividades da Secretaria de Cultura movimentam fim de semana

Atividades da Secretaria de Cultura movimentam fim de semana

Houve palestras, apresentações de música, danças, saraus e a 2ª edição do ‘Arraiá Cultural do Casarão da Memória’

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu diversas ações de lazer e diversão de sexta-feira a domingo (16 a 18/06), entre elas uma festa junina e a abertura da “Semana de Literatura”. Na oportunidade, a pasta promoveu a 2ª edição do “Arraiá Cultural do Casarão da Memória”, trazendo atrações de música ao vivo, como Zé de Cunha e Jaime Violeiro, com a participação do sanfoneiro David Gonçalves, e o grupo “Forró das Minas”. O evento foi marcado pela presença de mais de 600 pessoas em dois dias (sexta-feira e sábado).

Por sua vez, a “Semana de Literatura” foi iniciada no sábado em grande estilo, com uma palestra musical do rapper, poeta e escritor brasileiro Fábio Brazza. Durante a atividade, promovida no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua General Francisco Glicério, 1.354 – Centro), ainda houve a “Batalha da Esperança”, projeto que visa o exercício da liberdade de expressão e pensamento, além de uma apresentação do Ballet da Cidade de Suzano, que trouxe a exibição da coreografia mundialmente conhecida “Be Lost”.

Já no domingo (18/06), também no Teatro Armando de Ré, foi a vez da realização do “Barraco Literário”, que teve como ideia principal apresentar e refletir acerca de obras de autores da região. Ainda nesta data, ocorreu a abordagem das histórias do escritor, filósofo e sociólogo malinês Amadou Hampâté Bâ, com o objetivo de disseminar saberes ancestrais por meio de contos do continente africano.

Ainda no sábado, os alunos de street dance da professora Carol Alcântara ganharam destaque durante a apresentação de uma dança-poema, baseada no livro “Jornada”, do escritor estadunidense Aaron Becker. O cronograma do dia foi fechado com a exibição do sarau “Raízes”, ação que trouxe ao público presente o contato com literaturas africanas como, danças, declamação de poesia e performance, além de um breve debate acerca deste tema para a importância da construção social.

No domingo, quem compareceu ao Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) pôde conferir mais uma edição do “Flashback no Parque”, evento promovido no Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares, que trouxe as apresentações dos DJs Zooza, Kriador e Brother. Vale destacar que a iniciativa ocorreu em parceria com o Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial (Compir).

Na oportunidade foram executadas músicas marcantes, dançantes e icônicas do gênero “black music” das décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000. O evento gratuito buscou promover, destacar e valorizar a cultura deste tipo de segmento como forma de combater à discriminação racial.

“Priorizamos o desenvolvimento de um cronograma repleto de diferentes atividades, pois nosso objetivo é valorizar as mais diversas culturas, que nos deixam mais sensíveis e humanos em relação ao entendimento da arte”, disse o vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto.

Créditos das fotos: Douglas Vince/Cultura Suzano e Júlia de Amaral/Cultura Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher