InícioRegiãoGuararemaGuararema reforça ações práticas e de conscientização contra Febre Maculosa

Guararema reforça ações práticas e de conscientização contra Febre Maculosa

Campanha de conscientização da doença transmitida pela picada de carrapatos infectados recebe atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde

Assim como nos últimos anos, a Prefeitura de Guararema intensificou a campanha de combate à Febre Maculosa, mantendo e ampliando ações práticas e retomando a conscientização para a população.

Com isso, o município estabeleceu práticas positivas que visam a redução da contaminação da população com esta doença que vem ganhando destaque nacional por conta de novos casos.

A Prefeitura de Guararema, por intermédio da Secretaria de Saúde, vem desde 2021 intensificando os trabalhos de enfrentamento da febre maculosa em quatro grandes áreas:

Manejo Clínico com atualização do protocolo médico de notificação, tanto na Santa Casa como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com fluxo assistencial definido, procedimentos laboratoriais de investigação da doença, aquisição e dispensação de antibiótico adequado; Manejo Ambiental por meio da capacitação da equipe de zoonoses para coleta, identificação dos carrapatos nos locais com casos suspeitos, realização de visita casa a casa, com panfletagem em áreas com casos suspeitos levando informações relevantes à população; Comunicação à População, com trabalho com produção de peças publicitárias divulgadas amplamente em redes sociais, elaboração de panfletos educativos à população, bem como o projeto de sinalização com placas em locais de risco; e de Vigilância em Saúde realizando o monitoramento, desde a notificação dos casos suspeitos, o acompanhamento dos casos clínicos, com garantia das coletas de exames laboratoriais até o fechamento do caso.

Ainda no âmbito da comunicação, a Secretaria de Saúde reforça a existência de placas em pontos estratégicos, próximos ao rio Paraíba do Sul, onde o carrapato costuma aparecer com maior frequência. Estas sinalizações pedem para que moradores e turistas não acariciem ou alimentem animais, sejam eles domésticos, como cachorros, gatos e cavalos, ou silvestres, como capivaras, que podem agir como hospedeiros de carrapatos, transportando-os em seus corpos.

“Trabalhamos de maneira contínua para informar a população sobre os perigos e a necessidade de prevenção contra a Febre Maculosa, e também atuamos incansavelmente no monitoramento dos possíveis casos da doença. Seguimos firmes na divulgação por panfletos e redes sociais e também nos atendimentos médicos, com notificação de caso suspeito, monitoramento e vigilância contínua do caso até o fechamento do diagnóstico”, detalha a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins, que reforça a existência de protocolos específicos para iniciar o tratamento dos possíveis casos de maneira rápida e eficiente.

A doença é causada pela bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada de carrapatos infectados e pode variar de sintomas leves até graves, com alta taxa de letalidade.

No conteúdo disponível à população, são apresentadas as formas de prevenção da doença, como o cuidado com a contaminação de cães, gatos e cavalos; manutenção em propriedades rurais ou localizadas à beira de rios; evitar circular em margens de rios e cursos d’água.

Para além das orientações, a Secretaria Municipal de Saúde segue à disposição da população para tirar dúvidas pelo telefone (11) 4693-8040.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários