Evento on-line promovido pela prefeitura reuniu profissionais de grandes empresas de Suzano para reforçar a importância das práticas sustentáveis nos dias de hoje
A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano promoveu nesta quarta-feira (21/06) a 6ª edição dos “Diálogos ambientais” que trouxe para o debate o tema sustentabilidade na indústria, a energia limpa e o trabalho digno. O evento on-line, transmitido pelo canal do Youtube “TV Prefeitura de Suzano” e conta do Facebook “Prefeitura de Suzano”, reuniu profissionais de importantes empresas da cidade para discutir a importância das práticas sustentáveis. O prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, participaram da abertura da atividade, que também contou com a presença da diretora de Fiscalização e Controle Ambiental da pasta, Solange Wuo.
A condução do debate ficou por conta do coordenador do setor de Educação Ambiental da prefeitura e também da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Allan dos Santos. Foram convidados para a discussão em torno do tema a analista de Meio Ambiente sênior da empresa Nadir Figueiredo e coordenadora do Grupo de Profissionais de Meio Ambiente das Indústrias do Alto Tietê (GPMAI-AT), Simone de Souza; o empresário e proprietário da empresa de energia Solar Prime, Guilherme Toshio; a engenheira de produção da empresa de embalagens Emibra, Andressa Martins; e o engenheiro ambiental da unidade industrial da empresa Suzano, Jorge Paulo Domingues.
Os participantes debateram sobre as mudanças que vêm ocorrendo no mundo corporativo em relação às novas práticas de produção, de maneira que o meio ambiente e o bem-estar dos funcionários sejam priorizados, e reforçando que a competitividade no mundo empresarial passa pela valorização de aspectos ambientais e sociais. Ainda foi abordada a relação que existe entre a sustentabilidade, economia e inclusão para a garantia da preservação dos recursos naturais e o trabalho digno.
Para o dono da empresa Solar Prime, a utilização da energia limpa durante o processo industrial barateia os custos de produção e não polui o meio ambiente. “É fundamental a procura por novas fontes de energia, como a energia solar, que não emite gases tóxicos e não atrapalha o ciclo migratório das aves, além de não emitir ruídos. Vemos um movimento da energia solar crescendo, especialmente no Brasil, o que beneficia a população, a indústria e o meio ambiente, por conta do desenvolvimento que ela consegue gerar. Ainda conseguimos economizar no nosso processo produtivo e gerar mais lucro para a empresa, que acabam sendo revertidos em bônus para os funcionários e para os usuários, no momento da conta de energia”, destacou Toshio.
Segundo a analista de Meio Ambiente sênior da empresa Nadir Figueiredo e coordenadora do GPMAI-AT, a prática da sustentabilidade vai além dos requisitos legais do ponto de vista ambiental. “Defendemos as boas práticas de fabricação, pensando na responsabilidade social, que inclui funcionários e stakeholders, garantindo o envolvimento de várias pessoas que são impactadas por isso. Se as empresas quiserem se manter no mercado, elas vão ter que trabalhar com esse foco. O consumidor exige que o produto que ele está comprando ou o serviço que ele está adquirindo seja de origem sustentável”, reforçou Simone.
O secretário municipal de Meio Ambiente lembrou que a pasta tem promovido diversas iniciativas neste mês para reforçar a necessidade da conscientização sobre a importância da sustentabilidade. “Este evento on-line se integra a outras ações organizadas, como o workshop sobre proteção de mananciais, que abordou uma série de vertentes relacionadas aos recursos naturais, tendo espaço para discussões e debates sobre experiências envolvendo o uso da bacia hidrográfica e o florestamento responsável. Ainda levamos 70 estudantes da rede municipal para uma visita assistida ao Viveiro Municipal Tomoe Uemura, onde eles puderam ter contato com os peixes, pássaros, tartarugas e jabutis que habitam o espaço”, disse Chiang.
Em sua fala, o prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou que o município trata o tema ambiental como prioridade. “Todas as ações desenvolvidas em nosso município têm o intuito de mostrar a população o quanto é relevante a discussão em torno deste tema. Suzano tem se tornado referência pelas práticas sustentáveis que têm sido defendidas e adotadas, para a preservação dos nossos recursos naturais. Temos incentivado diversas atividades que contemplam a participação de empresas e instituições de ensino para que possamos contar com diversas contribuições e consigamos seguir avançando no desenvolvimento sustentável. Diante da relevância do assunto, trabalhamos essa temática com os alunos da rede municipal, para que possamos formar cidadãos conscientes, que saibam a importância de preservar os recursos naturais, adotando práticas saudáveis e inclusivas”, frisou Ashiuchi.
Crédito das fotos: Reprodução/Secop Suzano