InícioRegiãoDesenvolvimento Econômico divulga números de 2023 em audiência pública

Desenvolvimento Econômico divulga números de 2023 em audiência pública

Secretário André Loducca apresentou o trabalho da pasta, que registrou quase 30 mil atendimentos nas duas unidades do Centrus, além do apoio aos artesãos e aos agricultores

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego apresentou nesta terça-feira (27/06) os números relacionados ao primeiro semestre deste ano, em audiência realizada pela Comissão Permanente de Economia da Câmara de Suzano, na sede da Casa de Leis. Durante o evento, foram detalhados os atendimentos proporcionados pelas duas unidades do Centro Unificado de Serviços (Centrus), além do apoio proporcionado aos artesãos e aos agricultores da cidade

As informações foram divulgadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, que estava acompanhado dos diretores Marcos Manrique e Arrones Dainez Júnior e da assessora Débora Candido. Por parte do Legislativo estavam presentes os vereadores Jaime Siunte, que conduziu a atividade; Artur Takayama; Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; e Lazario Nazare Pedro, o Pastor Lázaro de Jesus.

Conforme foi demonstrado, o trabalho da secretaria teve importante contribuição para o projeto “Suzano Mais Emprego”, que ofertou 700 vagas em 2023 e recebeu 4.883 currículos no período. Com o suporte da iniciativa, foram proporcionadas 10.311 admissões constatadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), garantindo um saldo positivo de 1.151 vagas de trabalho.

As oportunidades estão diretamente relacionadas aos serviços realizados no Centrus da avenida Paulo Portela, que registrou nesses primeiros meses do ano 23.780 acolhimentos, e no Centrus Norte, que promoveu outros 5.494, de forma presencial e on-line.

A audiência também trouxe dados referentes ao apoio que é fornecido pela pasta aos agricultores do município. Neste primeiro semestre, houve 85 atendimentos a produtores, 187 suportes técnicos e outros 190 acolhimentos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, ainda foram beneficiadas 22 entidades e 1.878 famílias pelo Banco de Alimentos, com 53 toneladas de itens doados.

Em relação ao suporte para o artesanato, foram lembradas as 24 feiras permanentes que ocorreram no Parque Max Feffer e os eventos especiais que impulsionam a atividade econômica desses profissionais. Como exemplo, na ExpoSuzano, participaram 30 artesãos, com 600 peças vendidas e valor de vendas de R$ 22 mil; e o Mega Mãe Artesanal no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, que deu oportunidade a 56 artesãos, com 350 peças vendidas e valor de vendas de R$ 16 mil.

Ainda houve menção ao Suzano Faz, um dos eventos do circuito 2 da ExpoSuzano, realizada entre 27 e 30 de abril, que reuniu 32 empresas no Pavilhão Maurice Bou Assi, no Parque Max Feffer. O local recebeu neste período cerca de 150 mil pessoas, que visitaram não só o evento citado, mas o EducaShow e a ExpoFlores. Foram montados 41 estandes no espaço das duas quadras do pavilhão, com conteúdos diversos de empreendimentos locais. Na exposição participaram nove instituições que promovem a evolução econômica da cidade, como o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, a Empresa Brasileira de Correios e a Câmara Municipal.

Loducca ressaltou a abrangência do trabalho da secretaria para promover a melhora da qualidade de vida dos moradores. “Baseamos o nosso trabalho em alguns pilares básicos, que acreditamos serem essenciais para o município avançar, que incluem o desenvolvimento aliado ao crescimento econômico, à geração de renda, ao respeito ao meio ambiente e ao aumento da qualidade de vida. É isso que procuramos fazer em Suzano e continuaremos dando o apoio necessário para que os munícipes possam produzir e garantir seu sustento”, afirmou o secretário.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano 

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher