InícioRegiãoPrograma ‘Bombeiro na Escola’ forma mais 315 alunos

Programa ‘Bombeiro na Escola’ forma mais 315 alunos

Estudantes dos 4º e 5º anos de quatro escolas municipais integraram iniciativa desenvolvida entre Secretaria de Educação e corporação

A Secretaria de Educação de Suzano e o 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros realizaram a formatura de 315 alunos do programa “Bombeiro na Escola”. A instrução de estudantes dos 4º e 5º anos de quatro unidades municipais foi feita nos últimos dois meses e as cerimônias de encerramento ocorreram nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/06), na sede da corporação.

A solenidade na manhã do primeiro dia envolveu a formatura do 4ºA da Escola Municipal Adélia de Lima Franco, que fica no Jardim Amazonas, e do 4ºA e 5ºA da Escola Municipal Angela Martins de Oliveira, no Jardim Dora. Na parte da tarde, foi a vez dos 5º anos B e C da Escola Municipal Professor Ruy Ferreira Guimarães, do Jardim São Bernardino. Já nesta quinta-feira, as unidades envolvidas foram as mesmas, com a diferença de que os estudantes contemplados vieram dos outros 4º e 5º anos.

Ao todo, somando os dois dias, foram 73 formandos da Adélia de Lima Franco, 72 da Angela Martins de Oliveira e 68 da Professor Ruy Ferreira Guimarães. Contudo, vale ressaltar que, além destas unidades, os 102 alunos do 5º ano da Escola Municipal Professora Therezinha Pereira Lima Muzzel, do Jardim São José, também passaram pela formação e devem ter a oportunidade de visitar a sede do Corpo de Bombeiros em breve, completando assim a entrega dos 315 certificados.

O programa em questão atende estudantes entre 9 e 12 anos de idade da rede pública de ensino, sendo um trabalho conjunto entre a Secretaria de Educação e o Corpo de Bombeiros. Nele, são realizados quatro encontros de aproximadamente uma hora por dia, conferindo instrução acerca de segurança no lar, riscos potenciais, remédios, produtos de limpeza, equipamentos, fios elétricos, afogamentos, acidentes de trânsito e outros.

O bombeiro instrutor do programa, cabo André Fernandes de Oliveira, destaca que um dos principais pontos abordados ao longo das aulas com as turmas é a atenção contra trotes. “Passamos para eles que um trote, por mais inofensivo que possa parecer, faz com que uma equipe se desloque ao local descrito, o que naturalmente significa que estaremos com menos agentes disponíveis para ações reais, e isso pode custar vidas. Este é um dos principais conceitos que trabalhamos, pois a consciência já faz muita diferença”, disse.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, exaltou os resultados obtidos pelo programa nas escolas em que foi aplicado. “A título de comparação, no ano de 2022, contemplamos mais de 500 alunos de cinco escolas da cidade, conferindo a eles um importante ensino cidadão para a prevenção de acidentes, o que implica em mais segurança não só para eles, como aos que estão ao seu redor, como amigos, familiares e vizinhos. Sem dúvida, este é uma iniciativa de destaque”, relatou.

O chefe de Gabinete e secretário interino de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou ainda que a proximidade dos jovens com as equipes de segurança e proteção é um bem essencial. “Perceber que essas crianças criaram uma relação de proximidade com os bombeiros aponta que eles, assim como suas famílias, não terão dúvidas no momento de recorrer ao seu apoio, e isso é vital para que seja possível prevenir acidentes e salvar vidas“, relatou.

Por sua vez, o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, destacou a importância do projeto para a cidade, lembrando que a prefeitura provê todo o apoio possível à iniciativa. “Em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi, que tanto valoriza este programa, agradeço todo o trabalho dos envolvidos, além de parabenizar os formandos, que vão levar estes conhecimentos às suas famílias”, comentou.

Ao longo das cerimônias, a coordenadora do setor de Programas, Projetos e Inovação da Educação, Sueli Stuchi, o comandante do 2° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Vinícius Carbonel, o pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, padre Luís Hidalgo, e as equipes diretoras das escolas envolvidas também estiveram presentes.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano 

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher