Na última quarta-feira (28), no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Secretaria de Transparência e Dados Abertos promoveu o Conversa com Dados, um evento que contou com a presença dos servidores e com a participação do secretário Severino Neto, do adjunto Marcos Torres e do Thiago Florêncio, coordenador da Coordenadoria de Análises e Gestão de Dados (CODATA), vinculada à Secretaria de Transparência e Dados Abertos.
O objetivo do Conversa com Dados foi fazer uma imersão entre os servidores da Prefeitura sobre os últimos acontecimentos da Secretaria de Transparência e Dados Abertos, em um bate-papo com a apresentação das últimas demandas da pasta.
Na apresentação foi falado sobre a Consulta Pública de Dados Abertos, que ocorre até o dia 03 de julho e tem como objetivo coletar opiniões e perspectivas da sociedade em relação a apontamentos feitos durante a Oficina sobre Governo Aberto com o CIGAI (Comitê Intersetorial de Governo Aberto de Indicadores).
Também foi explicado sobre a Ferramenta Alertas da Primeira Infância, que ajudará no combate de problemas relacionados à infância, “Na primeira edição da Conversa com Dados, tivemos o prazer de apresentar o projeto, uma iniciativa inovadora que une dados da Educação, Saúde e Assistência Social para identificar crianças em situação de vulnerabilidade social ou fora da escola. Estamos transformando a forma como lidamos com a infância em nossa cidade, garantindo um atendimento mais estratégico e eficiente”, diz Thiago Florêncio.
O secretário adjunto Marcos Torres explicou o que é o City Data Alliance e qual o impacto para a Prefeitura: “fazendo parte do Programa City Data Alliance, Mogi ampliará sua capacidade de gestão baseada em Dados, olhando para o futuro da nossa cidade. Compartilhar as ações relacionadas ao plano de trabalho com todas as secretarias é fundamental para disseminar as práticas sobre o uso de dados, em especial sobre a primeira infância. Com o City Data Alliance estaremos conectados com as cidades mais inovadoras sobre o tema e também receberemos suporte técnico constante de especialistas nacionais e internacionais sobre como impactar positivamente a vida do cidadão por meio do uso de dados”.
Por fim, o secretário Severino Neto contou sobre a certificação que a nossa cidade ganhou, a What Work Cities, um rigoroso padrão de excelência para governos locais bem gerenciados e orientados por incorporar dados ao trabalho do governo local, a fim de oferecer melhores resultados aos seus cidadãos.
“O Conversa com Dados é apenas o início dessa criação de um município mais transparente e participativo. E é muito importante a participação dos servidores na construção do Governo Aberto. Por meio do evento, podemos mostrar quais ações estamos dando andamento e quais são os próximos passos para construir uma gestão cada vez mais transparente “, explica o secretário Severino Neto.