Município é objeto de estudo em pesquisas de relevância internacional sobre contemporaneidade; cidade foi nomeada durante painel sobre união entre o Poder Público e a universidade
O acordo de cooperação técnico-científico e cultural firmado entre a Prefeitura de Suzano e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-Mackenzie) foi um dos destaques do Seminário Internacional em Urbanismo XV SIIU Lisbon 2023, realizado em Portugal nos dias 14 e 15 de junho.
Na oportunidade, a iniciativa foi apresentada pelo professor Matheus de Vasconcelos Casimiro durante o painel “A cooperação entre poder público e universidade no enfrentamento às mudanças climáticas”, que explanou sobre a parceria firmada com a municipalidade, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, conforme artigo de autoria do professor e de Ana Gabriela Godinho Lima, Carolina Bracco e Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, que é diretora de Planejamento Territorial de Suzano e compõe o corpo docente da FAU-Mackenzie.
O acordo está vigente há pouco mais de sete meses, rendendo estudos importantes no arco central do tema “Contemporaneidade: Arquitetura, Cidade e Paisagem”. O município é contemplado nas pesquisas “Escola e a cidade: Estratégias contemporâneas latino-americanas”; “A primeira infância”; e “Mapeamento e análise das áreas verdes e livres do município”, que inclusive foi o assunto debatido no último encontro do grupo em Suzano, realizado na semana anterior.
A equipe tem cerca de 14 participantes, contando com membros do corpo docente e discente da instituição de ensino. Para o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, o destaque internacional reforça a importância da contribuição acadêmica para a construção de políticas públicas.
“Essa parceria com a Mackenzie garante a produção de conhecimento e promove diagnósticos para estratégias importantes a longo prazo para o município, a fim de tornar a cidade mais sustentável em diferentes aspectos e assegurar mais qualidade de vida à população. Estamos muito felizes com os resultados em desenvolvimento”, afirmou o chefe da pasta.