Programa da Secretaria de Educação de Suzano mostrou como os alunos de quatro escolas municipais têm desenvolvido o contato com a natureza
O programa “Cola Aí – Minha Escola na TV”, promovido pela Secretaria de Educação de Suzano, abordou a ecologia em sua última edição por conta da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A produção audiovisual mostrou como os alunos da rede municipal têm desenvolvido o contato com a natureza durante as atividades escolares. Participaram as crianças das escolas Professora Ana Maria Barbosa Garcia, do bairro Parque Maria Helena; Angelo Garcia, do Jardim Casa Branca; Augustinha Raphaela Maida Molteni, do Jardim Natal e Elisabeth Ubeda Lopes Rodrigues, do Parque Maria Helena.
A abertura da atividade foi comandada pelo secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, que no primeiro bloco estava acompanhado do coordenador do setor de Educação Ambiental da Prefeitura de Suzano e da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), o analista ambiental Allan dos Santos; e também da aluna da escola Augustinha Raphaela Maida Molteni, Beatriz Martiniano. No segundo bloco, o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, foi convidado para falar sobre o tema. Na conversa, foi destacado o cuidado com a preservação do meio ambiente e relatadas algumas das ações que a administração municipal tem promovido junto às crianças. O programa completo pode ser conferido no canal “TV Prefeitura de Suzano”, por meio do link www.youtube.com/watch?v=H_-xIFs0XQ0&t=12s.
A aluna convidada para o bate-papo inicial contou como foi a experiência dos estudantes com a programação elaborada pelas escolas para reforçar os ensinamentos relacionados ao tema do mês. “A gente fez um cartaz sobre o meio ambiente, com recortes do livro do 1º ano, que apresentavam animais que estão em extinção, como o mico-leão-dourado, para lembrar que devemos cuidar deles. Um dia depois fomos fazer uma visita ao Viveiro Municipal (Tomoe Uemura). Aprendemos sobre o meio ambiente e pudemos conhecer a estufa, além de diversos animais. Demos a nossa contribuição plantando mais uma árvore e ainda pudemos levar uma planta para casa”, contou ela.
O analista da prefeitura e do Comdema ressaltou a importância de desenvolver o interesse pela ecologia nas crianças. “A gente entende que a educação ambiental é um dos pilares para manter o meio ambiente conservado. A comunidade escolar tem um potencial muito grande para conseguir pensar num mundo melhor e sensibilizar os adultos. Tivemos a oportunidade de intensificar as ações de conscientização esse mês junto às crianças, com as oficinas e as visitas às escolas”, declarou Santos
O secretário Chiang frisou que a pasta tem como uma de suas prioridades promover ações semelhantes a esta. “Nós fazemos questão de ter um espaço dedicado à educação ambiental, com pessoas preparadas e capacitadas para pensar e desenvolver estratégias que possam despertar nas crianças o interesse pelo meio ambiente. Quero agradecer a parceria com a Secretaria de Educação e reforçar que estamos no caminho certo. A gente tem conseguido inserir cada vez mais a cultura da reciclagem, por exemplo, na formação dos alunos. Quando vemos que as nossas crianças têm esse interesse, isso nos deixa muito contentes e motivados a continuar nos empenhando em proporcionar cada vez mais atividades”, afirmou Chiang.
Por sua vez, o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, falou sobre a proposta de fazer da preservação ambiental um tema cada vez mais recorrente nas escolas. “Nosso objetivo é tentar fazer um planeta melhor, uma sociedade cada vez melhor, menos consumista e que se preocupe com suas relações humanas e com seu entorno. Por isso, temos promovido diversas iniciativas com as crianças da rede municipal de Suzano, em parceria com o Viveiro Municipal e com a Secretaria de Meio Ambiente, visando reforçar os conceitos relacionados à preservação por meio do contato com a natureza”, destacou o chefe da pasta.
Estrutura
A produção do programa, que é apresentado ao vivo sempre na última quarta-feira de cada mês, é viabilizada por conta da estrutura fornecida pela pasta da Educação, que garante a orientação e o suporte necessário para a gravação e edição dos vídeos, proporcionando ainda treinamento aos gestores das escolas. A cada unidade participante é fornecido um kit com luz e microfone de lapela para garantir uma imagem de qualidade e o som adequado para a interação efetiva dos estudantes.
Crédito das fotos: Reprodução/Secop Suzano