Profissionais de apoio, que atuam nas escolas municipais, participaram, na última sexta-feira (30/06), da formação “A importância dos recursos para a inclusão do aluno com deficiência”, promovida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva. Na mesma data, foi realizado o último encontro presencial sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista) com a Foccus Educação e Tecnologia para os participantes e especialistas do setor.
Este é o quarto encontro formativo do ano, realizado pela Divisão de Apoio à Inclusão Escolar do departamento . A programação, que tem como tema “Educação especial na perspectiva inclusiva”, segue até dezembro. A formação é ministrada por profissionais da educação especial da rede municipal de ensino e convidados. Além das formações, os servidores também contam com plantões de dúvidas e o atendimento nas escolas.
Nesta sexta-feira (30/06), a formação foi ministrada por Aline de Morais Nogueira de Oliveira, professora especialista, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) há oito anos na EM Prof. Dermeval Arouca. Graduada em Pedagogia com pós-graduação em Educação Inclusiva e Libras e Educação de Surdos, a professora falou sobre a parte teórica dos recursos utilizados para a inclusão e apresentou diversos materiais que podem ser usados pelos profissionais de apoio nas unidades escolares. A cidade possui 17 polos de AEE.
A data também marcou o último encontro presencial sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista) para os profissionais de apoio e os especialistas, que atuam no Departamento de Educação Especial e Inclusiva e a Escola Municipal de Educação Especial (EMESP) Profª Jovita Franco Arouche. A formação seguirá no segundo semestre abordando a metodologia ABA e o Plano Educacional Individualizado (PEI). O conteúdo sobre TEA e PEI também está sendo oferecido aos professores das turmas regulares da rede municipal de ensino com acompanhamento do Departamento Pedagógico.