InícioArujáGUARDA MIRIM DE ARUJÁ FORMA 28 ALUNOS E RECEBE 33 NOVOS INTEGRANTES

GUARDA MIRIM DE ARUJÁ FORMA 28 ALUNOS E RECEBE 33 NOVOS INTEGRANTES

É a primeira turma graduada desde 2019, quando as cerimônias precisaram ser suspensas por causa da pandemia de Covid-19

O ginásio Habib Tannuri sediou a formatura de 28 Guardas Mirins de Arujá, assim como a homenagem a outros 50 alunos, que receberam medalhas por diversas atividades, e a entrega de fardas a 33 novos integrantes. A cerimônia, que não ocorre desde 2019 por conta da pandemia de Covid-19, foi conduzida pelo tenente da Elite Cívica, João Batista. A Guarda Mirim participa de todos os eventos da Prefeitura de Arujá, sejam inaugurações ou agendas tradicionais como o Ato Cívico de Aniversário de Arujá ocorrido no início de junho, dando um toque especial às solenidades municipais.

Parte da tradição arujaense, a Guarda Mirim foi instituída em 08 de maio de 1986, quando Hélio Rosa, que foi funcionário público desde 1974 e serviu o Exército chegando a 3º sargento, assumiu o comando. Hélio passou a dar nome ao espaço da Guarda Mirim, no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA), após ser vítima de Covid-19, em 04 de junho de 2020. A homenagem resulta da aprovação do projeto (293/2020), de autoria do vereador Abelzinho e da ex-vereadora Ana Poli,  sancionado pelo prefeito Luis Camargo, o Dr.Camargo, e transformado na Lei Municipal nº 3358/2021.  

Foco de um programa social da Prefeitura de Arujá, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, os guardas mirins são instruídos no CCCA, antigo Pró-Menor. O próprio tenente da Guarda Mirim, João Batista, foi um dos alunos do grupo. Formou-se aos 13 anos, após entrar para a Elite Cívica em 1989. Ele assinalou que a efetivação do evento, suspenso há quatro anos pela pandemia, é a realização de um sonho. “A Guarda Mirim possui por finalidade auxiliar no desenvolvimento e crescimento dos jovens do Município de Arujá, visando a disciplina e responsabilidade, e prepará-los para a sociedade”, sintetizou o comandante da guarda, que também é o mestre de cerimônias oficial da Prefeitura. Desenvolve esta função com extrema competência e dedicação.

A secretária-adjunta de Assistência Social, Juliana Daniel, relembrou os recentes investimentos da administração municipal no setor de segurança pública, pelo projeto Arujá +Segura, como a criação do Centro de Operações Integradas (COI), aumento da frota de veículos da GCM e a instalação de câmeras de monitoramento pelo Município. “A Elite Cívica representa um símbolo poderoso, de comprometimento, responsabilidade e oportunidades. Desde o início desta jornada,  testemunhamos o crescimento de muitos jovens e a transformação de suas vidas. Cada um deles demonstrou coragem, determinação e a vontade de fazer a diferença em nossa Cidade”. Em mensagem ao público do evento realizado neste domingo (02), ela destacou: “Vocês são verdadeiros agentes de mudanças, sigam em frente inspirando outros e sejam a diferença que desejam ver no mundo”.

Também participaram da cerimônia o secretariado, representantes da Câmara Municipal, de entidades arujaenses, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Corpo de Bombeiros, além de familiares e amigos dos formandos.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher