InícioRegiãoSuzano realiza 2º encontro da Jornada de Informações Sociais

Suzano realiza 2º encontro da Jornada de Informações Sociais

Reunião realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna foi marcada pela exposição de dados e projetos em prol de avanços no apoio à população em situação de vulnerabilidade

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu o segundo encontro da edição de 2023 da Jornada de Informações Sociais de Suzano (JIS) ao longo desta sexta-feira (30/06), no Cineteatro Wilma Bentivegna. Com a presença de servidores municipais, trabalhadores sociais e entidades parceiras da cidade e da região do Alto Tietê, a pasta apresentou importantes novidades voltadas para a promoção de apoio à população em situação de vulnerabilidade.

Com a presença do chefe da pasta, Geraldo Garippo, a secretaria abriu os trabalhos no período da manhã com a apresentação dos serviços de atendimento, como o Cadastro Único (CadÚnico) e as unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além das ações feitas em conjunto com as entidades parceiras.

O destaque da jornada foi apresentado durante a manhã pelo analista de geoprocessamento do grupo Imagem, Nuno Resende. A novidade em questão é o novo Painel de Informações Sociais, que está disponível para todos os públicos no site oficial da prefeitura (suzano.sp.gov.br) desde a última quarta-feira (28/06). O novo portal tem como base as informações registradas no Cadastro Único para oferecer uma leitura geolocalizada acerca da população cadastrada em toda a área do município com base nas regiões de atendimentos do Cras, incluindo perfil econômico, escolaridade, ocupacional, sexo, faixa etária e raça.

Distribuída pelo grupo Imagem, a plataforma usa o sistema ArcGIS, formulado pela empresa americana Esri, que também contribui no município com suporte em projetos das Secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Habitação.

Segundo a gerente de projetos do grupo Imagem, Luciana Avelisio, a parceria com a administração pública potencializa a leitura de dados em conjunto pelas várias áreas da prefeitura, o que confere um importante aporte para o desenvolvimento de políticas específicas. “Em Suzano, contar com o apoio da prefeitura está sendo essencial para que tenhamos a oportunidade de fazer um levantamento quantitativo que permite apresentar um laudo completo de dados no site oficial, o que pode ser um verdadeiro case de sucesso”, comentou.

Segundo Garippo, o trabalho em prol do próximo inclui um desdobramento de todas as partes para garantir ganhos sólidos a longo prazo. “Na administração pública, uma gestão é transitória, mas iniciativas como esta tem potencial de fazer a diferença por muitos e muitos anos na cidade. Pensar em uma estrutura útil para o fomento de trabalhos diversos, como projetos e programas sociais, nos permite ter maior clareza para sermos assertivos e conferir o suporte a quem mais precisa”, relatou.

Já no período da tarde, a equipe do Setor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) apresentou a segunda edição do Boletim de Informações Sociais (BIS), abordando a necessidade de aprofundamento da gestão das informações sobre os atendimentos de assistência social em serviços executados em parceria com diversas organizações sociais, expondo ainda um conjunto de informações para subsidiar a preparação para os eixos de debate da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada no dia 11 de julho (terça-feira).

A jornada, que já teve seu primeiro encontro realizado no dia 5 de maio, ainda terá outros dois encontros neste ano. O terceiro acontecerá em 29 de setembro, tendo como foco a apresentação de novos dados do Cadastro Único analisados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), no âmbito do Acordo de Cooperação entre a entidade e a secretaria, tendo ainda uma oficina para organizar e sistematizar sugestões para a gestão do trabalho e a vigilância socioassistencial no município em 2024. O quarto e último encontro do ano, no dia 15 de dezembro, será dedicado à avaliação da prévia dos resultados de atendimentos socioassistenciais em 2023 e pela validação do planejamento de 2024.

“Estamos falando de uma ação planejada que servirá para atualizarmos o andamento dos serviços sociais entre servidores, assistentes e colaboradores, garantindo assim um melhor fluxo de atendimento à população em situação de vulnerabilidade”, concluiu Garippo.

Na ocasião, ainda estiveram presentes os diretores da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Regiane Borges e Carlos Araújo; o coordenador da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Márcio Martins; a coordenadora do CadÚnico em Suzano, Cintia Barros, e o professor Adriano Maniçoba, do IFSP.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher