Crianças do 3º ano do Ensino Fundamental puderam brincar, aprender e experimentar diferentes sensações durante passeio coordenado pelo Programa ‘Visitando Museus’
O Programa ‘Visitando Museus’, da Educação de Guararema, continua levando alunos da Rede Municipal de Ensino a equipamentos interativos da cidade de São Paulo. O destino mais recente é o Museu de Ciências Catavento Cultural, que recebeu as crianças matriculadas no 3º ano do Fundamental para experiências inesquecíveis, com muito aprendizado e diversão.
Em quatro dias de visitação (20 a 23 de junho), a dinâmica foi a mesma já aplicada anteriormente às crianças de outras turmas, ou seja, a expectativa e curiosidade começam mesmo antes da saída da Escola, com atividades que estimulam a sede por conhecimento.
E o caminho até a Capital também é repleto de diversão, interação, entretenimento e conhecimento, já que os monitores promovem momentos de recreação regados a músicas e brincadeiras dentro do ônibus, além de conversas dirigidas sobre questões relevantes sobre meio ambiente, paisagens e sociedade, a partir da observação do cenário ao redor.
Na chegada ao Museu Catavento, as equipes internas entregaram aos alunos pulseiras coloridas, determinando os roteiros pré-agendados para cada uma das turmas dentro das quatro seções do equipamento: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Enquanto esperavam a entrada nestes espaços, os monitores e os educadores exploraram as exposições externas, os experimentos, a arquitetura do espaço e a vegetação. Tudo isso foi registrado em fotos e rendeu brincadeiras cantadas e muitos sorrisos.
Já dentro das salas específicas, cada grupo pode apreciar de forma mais aprofundada três ambientes diferentes, em uma aula interativa e dinâmica, que se complementa aos conteúdos aplicados nas aulas em Guararema.
Ao final do passeio, todas as crianças receberam uma lembrança alusiva ao espaço visitado: um cata-vento, para eternizar na memória dos pequenos as diferentes experiências vivenciadas durante a aula-passeio.
“Quando eu cheguei lá, achei tudo muito legal; a Lucy era o “animal” mais antigo. A sala do espaço sideral era toda tecnológica e a árvore de mais de 300 anos era muito grande e tinha uma sombra que foi muito boa porque estava muito sol. E eu queria andar nos carros que tinham lá, pareciam umas carroças antigas. Tudo era muito diferente e eu gostei muito e voltaria outra vez”, comenta o alegre João Lucca Ruiz Luciano, aluno do 3° ano B da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas.
E o programa ‘Visitando Museus’ não para por aqui. Em agosto, será a vez das turmas dos 4º anos conhecerem o Museu da Língua Portuguesa, prédio recém-reinaugurado que faz uso da tecnologia para construir e apresentar um acervo que proporciona experiências emocionantes com o idioma.