Alunos da Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini participaram de atividades que ensinam, de forma lúdica, conceitos de eficiência energética e inovação
Após passagem por Guararema no último mês de abril, o Caminhão “Boa Energia nas Escolas” voltou à cidade para capacitar educadores e conscientizar as crianças da Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, no Itapema.
Nesta terça-feira (4), os alunos do Ensino Fundamental participaram de atividades interativas, que utilizam recursos multimídia e fantoches para abordar, de maneira divertida e lúdica, temas como eficiência energética, inovação e conceitos de geração, transmissão, distribuição e uso racional da energia elétrica.
O espaço conta com visual descolado e recursos que chamam a atenção dos pequenos, como uma esfera que “emite raios”, ou um dispositivo que transmite eletricidade estática e faz os cabelos ficarem em pé.
Para atingir o objetivo de multiplicar o conhecimento sobre os temas abordados, tanto dentro como fora do ambiente escolar, o Caminhão “Boa Energia nas Escolas” tem ainda uma central multimídia que oferece aos alunos outros experimentos interativos.
São atividades que explicam o uso e aplicações da eletricidade, como, por exemplo, uma placa de painel solar, uma maquete interativa que simula o consumo de uma residência e uma bicicleta geradora de energia.
Pensado para estruturar ações educacionais com foco no uso racional e seguro da eletricidade para os alunos da Rede Básica de Ensino, o Projeto ‘Boa Energia nas Escolas’ faz parte das ações do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).