InícioMogi das cruzesConsulta pública sobre o Governo Aberto é finalizada com participação de vários...

Consulta pública sobre o Governo Aberto é finalizada com participação de vários bairros

A Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com o programa Participa Mogi lançou uma consulta pública a fim de elaborar o primeiro Plano de Ação em Governo Aberto para o município, com o objetivo de coletar opiniões e perspectivas da sociedade em relação a apontamentos feitos durante a Oficina sobre Governo Aberto com o CIGAI (Comitê Intersetorial de Governo Aberto de Indicadores).

Com 191 participações, a consulta pública, finalizada na última segunda-feira (03), foi realizada pelo aplicativo Colab e chegou a quase todos os bairros de Mogi, tendo maior predominância em Jundiapeba, com 13 participações, Cezar de Souza e Vila Oliveira, com 10 participações cada. 60% dos participantes eram do sexo masculino e 37% feminino, com faixa etária predominante de 40 a 49 anos.

A consulta pública contou com 8 perguntas, sendo 4 discursivas e 4 objetivas. A primeira questão foi: “Das opções abaixo, qual você enxerga que é o principal problema da Prefeitura de Mogi das Cruzes relacionado à Transparência?” 48% dos participantes votaram em “Falta clareza nas competências (atividades desenvolvidas) das Secretarias Municipais”, seguido de 28,3% de respostas em “A Comunicação (interna e externa) da Prefeitura não é fácil e nem assertiva” e 23% em “Falta transparência nas Informações institucionais e serviços públicos”.

Já o segundo questionamento foi “Das opções abaixo, qual você acredita que deveria ser solucionada para que a Tecnologia ajudasse a melhorar a gestão municipal e termos um Governo Aberto?”. As respostas foram 50,8% em “Não há Integração entre as bases de dados (unificação de todos os cadastros da Prefeitura)”, seguida de 29,8% em “Os sistemas da Prefeitura são arcaicos e de difíceis acessos e manejos dos dados” e 19,4% em “Não há suporte ao servidor ineficiente”.

Na terceira questão, foi perguntado: “Das opções abaixo, qual você acredita que, se solucionada ou implementada, poderia melhorar a Participação Social?”. 49,7% dos participantes votaram na opção: “Melhorar a divulgação e criação de ferramentas de engajamento da população nos Conselhos Municipais e Unidades Escolares”, já 27,2% optaram pela alternativa “Falta clareza e divulgação de informações (em linguagem simples)” e “A comunicação social precisa ser mais inclusiva e efetiva” teve 23% dos votos.

A quarta questão foi: “Das opções abaixo, qual você acredita que, se solucionada ou implementada, poderia melhorar a Prestação de Contas?”. 37,7% optaram por “Falta divulgação dos mecanismos de prestação de contas”, já 25,1% votaram em “Não há procedimentos padronizados para os processos da Prefeitura”, 24,1% acham que “As informações sobre cumprimento de metas precisam ser de forma mais dinâmica (responsabilização)” e 13,1% acham que “As Prestações de Contas não são simples e nem claras”.

As outras 4 questões foram dissertativas, em que as pessoas opinaram e deram suas perspectivas sobre as problemáticas de Transparência, Prestação de Contas, Participação Social e Inovação e Tecnologia. Para os próximos passos, o Comitê Intersetorial de Governo Aberto e Indicadores irá selecionar 4 problemáticas entre as alternativas com mais votos de cada princípio fundamental e as respostas nas perguntas opinativas serão usadas para direcionar políticas e práticas relacionadas ao governo aberto.

Após essa definição, novas consultas serão abertas, para contribuições de soluções e construção do plano.

“Com a consulta pública está sendo possível receber a participação de muitos munícipes e de entender quais são as perspectivas deles em relação às problemáticas que evidenciamos. Foi uma maneira do cidadão se manifestar, apontar suas necessidades e também uma forma de diálogo direto com a prefeitura, principalmente para aqueles que acham que precisamos aprimorar a transparência, prestação de contas e ações de inovação e tecnologia na cidade”, explica o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Neto.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher