Mogi das Cruzes marcou presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) juntamente com o Ministério da Saúde. O evento acontece a cada quatro anos e é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesse ano, a Conferência tem como tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”, e vem sendo considerada uma edição histórica, por conta da representatividade e defesa da democracia, além da retomada da participação popular.
A delegação mogiana seguiu formada pelas representantes dos Segmentos Trabalhador, Andréa dos Santos; Gestor, Juliane Machado Borges; e Usuário, Vânia Pereira Da Silva, que é conselheira de Saúde de também presidente do Conselho Municipal da Mulher. O grupo participou dos debates sobre diversas áreas da Saúde Pública e a participação de Mogi das Cruzes deverá fortalecer as ações de saúde na cidade.
O evento reuniu cerca de seis mil pessoas para discutir, aprovar e deliberar propostas que serão contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.