Equipe multiprofissional de psicólogos e assistentes sociais buscou informações para aprimorar o acolhimento no estado capixaba
O APSE – Apoio Psicossocial Escolar da Prefeitura de Ribeirão Pires, participou de um encontro virtual junto ao APOIE – Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar, da Secretaria de Educação do Espírito Santo. O programa capixaba buscou informações estruturais e operacionais das ações realizadas pelo apoio ribeirão-pirense.
Psicólogas, assistente social e orientador de artes que participaram da reunião falaram sobre suas atividades e métodos de acolhimento. Além dos atendimentos prestados aos alunos da rede municipal, a equipe descreveu a promoção do espaço de escuta para os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes.
“Essa reunião demonstra que o trabalho realizado em Ribeirão Pires é sério e vem trazendo resultados significativos. Os acolhimentos que fazemos aqui para alunos e familiares são de extrema importância para o desenvolvimento das crianças”, relata Alana Araujo, diretora do APSE.
O APSE atua em toda a rede municipal de ensino, formada por 33 unidades que atendem, juntas, sete mil estudantes. O programa é pautado no acompanhamento e escuta especializada. Desde seu início, em 2021, a equipe já registrou mais de 1.600 atendimentos.