InícioRegiãoSuzano ocupa 2ª posição em gestão de resíduos sólidos no Alto Tietê

Suzano ocupa 2ª posição em gestão de resíduos sólidos no Alto Tietê

Ranking foi elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que avaliou 645 municípios de São Paulo segundo dez eixos de atuação

Suzano foi destaque em índice que avalia a gestão de resíduos sólidos em todas as 645 cidades paulistas no ranking elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A cidade ficou na 2ª posição no Alto Tietê, integrando também o grupo 173 municípios que foram categorizados como “Gestão Eficiente”, o que representa a classificação máxima no Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR). A lista é referente às estratégias e projetos desenvolvidos pelos municípios ao longo do ano de 2022.

Os critérios para a atribuição das notas levam em conta dez eixos de atuação, que contribuem para definir a nota final de cada cidade, são eles: instrumentos de gestão de resíduos sólidos; arranjos municipais; coleta regular e limpeza urbana; coleta e triagem; responsabilidade pós-consumo; educação ambiental; contratações públicas e consumo sustentável; resíduos da construção civil; reciclagem, tratamento e recuperação; e disposição final ambientalmente adequada.

O levantamento atribui notas de 0 a 10 de acordo com o nível do gerenciamento dos resíduos e Suzano alcançou os 7,9724, atrás apenas de Salesópolis, com 8,2206. Itaquaquecetuba completa o pódio com 7,8965 pontos na região.

Entre as ações desenvolvidas em Suzano que contribuem para a eficiência da gestão dos resíduos se destaca a oferta de ecopontos para a população. Instalados no Parque Maria Helena, na Marginal do Una, no Jardim Dona Benta e no Boa Vista, as unidades, entre junho de 2022 e junho de 2023, acolheram 1,8 mil toneladas de resíduos provenientes de poda, jardinagem, construção civil, materiais recicláveis, óleos de cozinha, pilhas, baterias, latas de tinta vazias, entre outros. Os locais buscam fortalecer os serviços de preservação ambiental, contribuindo diretamente para a sustentabilidade urbana e evitando o descarte irregular.

Demais atividades

Outra iniciativa relevante no combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil é o programa “Caçamba Verde”, um sistema de rastreamento de transportadores (caçambeiros) que são cadastrados junto à prefeitura para manter um procedimento de descarte seguindo normas pré-estabelecidas. Por esse controle, o transportador disponibiliza a caçamba contratada pelo munícipe e emite o Cadastro de Transporte de Resíduos Eletrônico (CTR), documento que garante que os resíduos serão entregues ao destino final.

A administração municipal ainda registrou, com a Operação Cata-Treco, o recolhimento de mais de mil toneladas de materiais inservíveis em 2022. Percorrendo os diferentes bairros do município, o projeto atendeu a 4.250 solicitações, aumentou a conscientização da população em relação ao descarte adequado e promoveu a solidariedade pela participação de famílias cooperadas na reciclagem de produtos.

Em relação à Educação Ambiental, o Poder Executivo municipal implantou o “Prefeitura Coleta” e “Prefeitura Coleta nas Escolas”, que contemplou aproximadamente 3,5 mil pessoas nos últimos doze meses, com atividades práticas e também eventos disponibilizados pela internet como a transmissão do programa “Diálogos Ambientais”, transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Suzano (TV Prefeitura de Suzano).

Em abril, a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano deu início ao novo serviço de coleta seletiva, visando recolher os resíduos recicláveis e, posteriormente, os destinar para locais adequados. A iniciativa ocorre em parceria com a concessionária Renova, responsável pela execução dos trabalhos de limpeza no município. A ação tem como objetivo atender domicílios, estabelecimentos comerciais e condomínios cadastrados, visando o recolhimento de produtos recicláveis e, assim, garantir uma cidade cada vez mais limpa e organizada. Todo o material recolhido é direcionado a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence). Esse avanço deve ser contabilizado no IGR de 2024.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, destacou o trabalho que é feito pela para garantir a gestão correta dos resíduos sólidos. “A eficiência atestada pela nota que recebemos nessa avaliação e pelo destaque que tivemos no ranking confirma a qualidade com que estamos desempenhando nossas ações. Essa classificação é uma importante ferramenta de diagnóstico e faz com que os municípios analisem, implantem e aperfeiçoem os mecanismos de gestão de resíduos sólidos localmente. O ranking oferece também subsídios para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas estaduais”, ressaltou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher