Leandro Bassini conta a história do personagem Miro, que recebe ensinamentos sobre a importância de respeitar o próximo, o meio ambiente e o patrimônio público
Após receber o título de Cidadão Suzanense em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores em 30 de junho durante sessão solene, o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, homenageou a cidade com a apresentação de seu livro “Suzano: Nossa Cidade”. A obra, que será doada às escolas municipais, conta a história do personagem Miro, um menino de 9 anos que recebe ensinamentos sobre a importância de respeitar o próximo, o meio ambiente e o patrimônio público em meio à convivência familiar e experiências cotidianas.
O secretário revelou que a inspiração para a produção veio de sua vontade de reforçar a importância de preservar o patrimônio material e imaterial da sociedade suzanense. “Quisemos mostrar que a cidade é de todos e deve ser cuidada por cada um de nós. É fundamental que haja conscientização sobre o nosso papel no que se refere à manutenção dos equipamentos públicos e participação popular organizada nas decisões que buscam melhorias para a comunidade”, assinalou o autor.
A narrativa defende a valorização da identidade do município e a educação como pilares importantes para tornar a vida e a cidade melhores. Em meio a cenários tradicionais de Suzano, como a Comunidade Nossa Senhora da Piedade, conhecida como a Igreja do Baruel, e a linha férrea, são trabalhados conceitos relacionados à cidadania, como o cooperativismo, o respeito às regras e o descarte adequado dos resíduos. Ainda são abordados aspectos que contribuem para a boa formação dos cidadãos, como a dedicação ao estudo e atenção à família.
A obra conta com a colaboração da gestora estratégica da pasta da Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, e do professor Nestor José Guerra, que assim resumiu a proposta da obra no prefácio. “Compreender a cidade como um espaço de responsabilidade coletiva, no qual nos humanizamos ou nos desumanizamos, dependendo das várias relações que são estabelecidas”, define o professor sobre o conteúdo abordado.
Ao final do livro, Bassini propõe 28 atividades que podem ser desenvolvidas em salas de aula relacionadas com as ideias defendidas na obra. São exercícios que buscam incentivar a interação dos alunos a partir dos conhecimentos sobre direitos e deveres das crianças, histórias das famílias e dos hinos do município e do Brasil, além de dicas de leitura, de forma a garantir maior conhecimento sobre as características de cada um e promover melhor convívio com as diferenças.
Para o autor, colaborar com o desenvolvimento do município como professor, secretário de Educação e agora também como escritor revela seu amor pela cidade. “O trabalho foi feito com o carinho, o cuidado e a dedicação com que lidamos com as nossas atividades do dia a dia. É uma contribuição para construção de uma Suzano educadora e cada vez mais humana. Cidadania é uma forma de gostar, de estar junto e trabalhar para uma sociedade cada vez melhor, não importando quem somos, nossas escolhas ou nosso jeito de ser”, destacou ele.
Logo após a sessão da entrega de título de Cidadão Suzanense para Leandro Bassini, o vice-prefeito e secretário de Cultura Walmir Pinto, além do secretário municipal de Governo, Alex Santos, e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, prestigiaram a apresentação do livro. O presidente do Poder Legislativo suzanense, Joaquim Rosa, e os vereadores Artur Takayama; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Lazario Nazare Pedro, o Lázaro de Jesus; e Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul, também participaram do evento.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano