InícioRegiãoSecretário de Educação reforça conceitos de cidadania em livro sobre Suzano

Secretário de Educação reforça conceitos de cidadania em livro sobre Suzano

Leandro Bassini conta a história do personagem Miro, que recebe ensinamentos sobre a importância de respeitar o próximo, o meio ambiente e o patrimônio público

Após receber o título de Cidadão Suzanense em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores em 30 de junho durante sessão solene, o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, homenageou a cidade com a apresentação de seu livro “Suzano: Nossa Cidade”. A obra, que será doada às escolas municipais, conta a história do personagem Miro, um menino de 9 anos que recebe ensinamentos sobre a importância de respeitar o próximo, o meio ambiente e o patrimônio público em meio à convivência familiar e experiências cotidianas.

O secretário revelou que a inspiração para a produção veio de sua vontade de reforçar a importância de preservar o patrimônio material e imaterial da sociedade suzanense. “Quisemos mostrar que a cidade é de todos e deve ser cuidada por cada um de nós. É fundamental que haja conscientização sobre o nosso papel no que se refere à manutenção dos equipamentos públicos e participação popular organizada nas decisões que buscam melhorias para a comunidade”, assinalou o autor.

A narrativa defende a valorização da identidade do município e a educação como pilares importantes para tornar a vida e a cidade melhores. Em meio a cenários tradicionais de Suzano, como a Comunidade Nossa Senhora da Piedade, conhecida como a Igreja do Baruel, e a linha férrea, são trabalhados conceitos relacionados à cidadania, como o cooperativismo, o respeito às regras e o descarte adequado dos resíduos. Ainda são abordados aspectos que contribuem para a boa formação dos cidadãos, como a dedicação ao estudo e atenção à família.

A obra conta com a colaboração da gestora estratégica da pasta da Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, e do professor Nestor José Guerra, que assim resumiu a proposta da obra no prefácio. “Compreender a cidade como um espaço de responsabilidade coletiva, no qual nos humanizamos ou nos desumanizamos, dependendo das várias relações que são estabelecidas”, define o professor sobre o conteúdo abordado.

Ao final do livro, Bassini propõe 28 atividades que podem ser desenvolvidas em salas de aula relacionadas com as ideias defendidas na obra. São exercícios que buscam incentivar a interação dos alunos a partir dos conhecimentos sobre direitos e deveres das crianças, histórias das famílias e dos hinos do município e do Brasil, além de dicas de leitura, de forma a garantir maior conhecimento sobre as características de cada um e promover melhor convívio com as diferenças.

Para o autor, colaborar com o desenvolvimento do município como professor, secretário de Educação e agora também como escritor revela seu amor pela cidade. “O trabalho foi feito com o carinho, o cuidado e a dedicação com que lidamos com as nossas atividades do dia a dia. É uma contribuição para construção de uma Suzano educadora e cada vez mais humana. Cidadania é uma forma de gostar, de estar junto e trabalhar para uma sociedade cada vez melhor, não importando quem somos, nossas escolhas ou nosso jeito de ser”, destacou ele.

Logo após a sessão da entrega de título de Cidadão Suzanense para Leandro Bassini, o vice-prefeito e secretário de Cultura Walmir Pinto, além do secretário municipal de Governo, Alex Santos, e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva, prestigiaram a apresentação do livro. O presidente do Poder Legislativo suzanense, Joaquim Rosa, e os vereadores Artur Takayama; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Lazario Nazare Pedro, o Lázaro de Jesus; e Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul, também participaram do evento.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher