Alex Santos apresentou ações realizadas em Suzano e reforçou a necessidade da troca de experiência entre as cidades do Alto Tietê para criar políticas públicas às moradoras da região
O secretário de Governo de Suzano, Alex Santos, se reuniu nesta quarta-feira (05/06) com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Arujá, a advogada Regina Ávila, na sede da pasta, localizada no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa.
No encontro, que também contou com a participação da presidente do CMDM de Suzano, Laís Matos, e dos representantes da pasta de Governo, André Luís Bom Fim e Beatriz Cruz, foram apresentados as ações dedicadas à defesa da mulher e da valorização do universo feminino como a atuação do Centro de Referência de Apoio à Vítima (Cravi); o trabalho da Patrulha Maria da Penha, grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM); e o “Encontro Rosa”, iniciativa busca dar suporte psicológico às mulheres em reuniões periódicas.
Além da reunião com a presidente do conselho da mulher de Arujá, a Secretaria de Governo tem o objetivo de promover um encontro ao longo do segundo semestre com as representantes destes órgãos das demais cidades do Alto Tietê. A ideia é poder contribuir com as ações implementadas em outros municípios e assimilar iniciativas que podem ser aplicadas em Suzano. A pasta já tem planejado novos encontros com outras lideranças relacionadas ao tema para divulgar o projeto e definir como poderia ser organizado o evento.
O trabalho da Patrulha Maria da Penha, por exemplo, já é uma referência na região. No primeiro semestre deste ano, o grupamento da GCM de Suzano realizou uma capacitação para agentes de sete cidades paulistas no Cineteatro Wilma Bentivegna. A formação visou orientar os participantes acerca dos procedimentos utilizados pela equipe, apresentando o fluxograma de acompanhamentos e atendimentos, incluindo os trabalhos voltados às medidas protetivas e outros processos práticos.
O secretário Alex Santos ressaltou a importância do tema e falou da relevância de compartilhar iniciativas em defesa da mulher. “Suzano tem uma atuação importante para a preservação dos direitos da mulher que envolve várias secretarias municipais em ações e projetos voltados ao público feminino. Queremos garantir uma discussão ampla dentro do Alto Tietê, reforçando a luta pela defesa da mulher e possibilitando a construção de políticas públicas que valorizem sua atuação na sociedade”, destacou o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano