2ª edição do evento no Arufest contemplou os noivos com procedimento civil, cerimônia religiosa e festa com buffet caprichado, além de oferecer às noivas locação sem custos dos vestidos
Dia mais que especial para 25 casais de Arujá, que trocaram alianças na 2ª edição do Casamento Comunitário. Desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade de Arujá, ao lado da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistencial Social, o programa contemplou os noivos com procedimento civil, cerimônia religiosa, convites impressos e festa, com buffet de salgados, finger food, jantar, bolo e docinhos, além de bancar as despesas com cartório, proporcionar o dia da noiva, oferecer buquês e arranjos florais. Neste ano, o esforço da primeira-dama e presidente do Fundo, Clau Camargo, rendeu a todas as noivas a locação sem custos dos sonhados vestidos. Foi resultado da colaboração da Mansão das Noivas, de São Paulo. Os matrimônios foram realizados neste domingo (09) no Arufest, que cedeu suas luxuosas instalações para a realização do evento.
Na 1ª edição do Casamento Comunitário, realizada em novembro do ano passado, no Clube União, 17 casais participaram da cerimônia. Neste ano, dos 38 inscritos, apenas 13 optaram por receber apenas a oficialização civil. Com os novos enlaces, o total de casais beneficiados pelo programa chegou a 55 na Cidade. “Estou muito feliz pela oportunidade de formar uma rede de apoio e proporcionar alegria a estes casais, de ajudá-los na realização de um sonho”, manifestou-se Clau Camargo que foi uma gigante na concretização do evento. Ela atuou em todas as etapas e acompanhou pessoalmente os preparativos que, neste domingo, começaram às 8 horas, com o café da manhã, seguido do Dia da Noiva, no Parque dos Ipês, onde um time de profissionais de beleza cuidou de cada uma das nubentes.
“Fomos tratadas como rainhas. Nunca vi coisa igual! Hoje foi um dia de sonho. Quando me inscrevi, nem imaginei que seria assim. Todos do Fundo Social, da Prefeitura, são uma bênção por tudo que fizeram pela gente”, agradeceu Quitéria da Silva, após a troca de alianças com Josivaldo Costa Nascimento. Ambos têm 68 anos. Eles já foram casados 20 anos atrás, se separaram por outros 20 e voltaram a se unir em matrimônio neste domingo. Eles têm seis filhos, 28 netos e dez bisnetos.
Um quarteto de trompetistas entoou a Marcha Nupcial, de Mendelssohn, dando início à cerimônia comandada pelo juiz de paz Claudinei Camargo. “O tema do Casamento Comunitário deste ano foi ‘O Amor Sempre Prevalece’. Aqui, temos 25 maneiras de evidenciar o amor”, assinalou, ao dizer que o evento reunia casais que que se conheceram há um ano e outros com mais de 50 anos de convivência. Em comum, todos tinham o sonho da cerimônia de casamento. Ao procederem a bênção das alianças, o Pastor Rogério lembrou que “a aliança é um laço sem fim”, enquanto o Padre Osmar cantou uma canção para “consagrar o amor no coração de cada um”.
Toda a cerimônia teve a trilha musical a cargo da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, elevando a emoção dos participantes. “Quando a gente toca em algo para fazer pelo outro, deixa um pouco da gente. E não há nada melhor do que fazer alguém feliz. É da natureza humana querer alegrar. Eu só quero agradecer a cada um que deu seu toque para tornar o dia de hoje realidade. Foi uma construção de muitas mãos, incluindo os voluntários da Prefeitura e do Fundo Social”, alinhavou o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo. “Estou muito feliz porque tive a oportunidade de contribuir com este evento lindo!”, concordou Marisol Aramayo Eguez, da Mansão das Noivas, loja de aluguel, venda e confecção de vestidos, localizada em São Paulo, que emprestou os trajes às noivas depois de fazer as provas e ajustes para que ficassem perfeitos nas usuárias.
Em clima de ternura, os noivos tiveram o momento do tão sonhado “sim” e receberam as certidões de casamento civil. Tudo foi registrado com fotos que serão oferecidas aos casais. Cada um dos 25 casais que se uniram no Arufest pôde levar 13 convidados. Após a formalização dos matrimônios, todos interagiram com seus familiares e amigos no jantar, custeado com emenda orçamentária de autoria do presidente da Câmara, vereador Abelzinho. As inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário tiveram início em 03 de abril deste ano. Foram oferecidas 40 vagas. Para participar, era preciso ter renda mensal de até dois salários mínimos, morar há mais de um ano em Arujá e ter o Número de Inscrição Social (NIS).
Fotos: Divulgação/PMA