Prefeitura inaugurou em maio Centro que se tornou referência para exames inéditos na rede municipal de saúde
A rede municipal de Ribeirão Pires está reforçando os cuidados com a saúde ocular dos moradores. Inaugurado há dois meses, o CEO (Centro de Especialidades Oftalmológicas), que atende antiga demanda e facilita o acesso dos pacientes aos serviços gratuitos na cidade, superou a marca de 1.100 atendimentos.
A Prefeitura prevê atendimento de até 800 pacientes por mês e o aumento vem sendo feito de forma gradativa. No mês de inauguração, foram 512 atendimentos. Já no mês de junho o Centro de Especialidades Oftalmológicas realizou aproximadamente 600 atendimentos.
De acordo com a oftalmologista do CEO, Gabriela Leite, a cidade hoje oferece atendimento preventivo, através dos novos equipamentos. “Hoje Ribeirão Pires fornece ao paciente a possibilidade de uma avaliação oftalmológica especializada precoce. Podemos diagnosticar doenças como catarata, glaucoma, ceratocone e retinopatia diabética, dentre outras, em fases iniciais com menor gravidade, para que o paciente receba o tratamento adequado mais cedo”, explicou.
Ribeirão Pires chegou a ficar dois anos sem atendimentos oftalmológicos na cidade, além de não nunca ter ofertado exames na cidade. “Agora o morador chega, é atendido e, se necessário, faz o exame na mesma hora. O atendimento é feito aqui e agora o paciente não precisa mais sair da cidade para fazer exames”, explicou o prefeito Guto Volpi.
O Centro de Especialidades Oftalmológicas foi instalado no complexo de saúde que integra o CEM (Centro de Especialidades Médicas) e o CAISM (Centro Integral à Saúde da Mulher), localizado na Avenida Humberto Campos, 70. Os equipamentos foram viabilizados graças à doação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.