Atividades compreenderam capacitações nos segmentos de gastronomia, moda, beleza e estética para diversos públicos
O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) da Prefeitura de Suzano divulgou nesta terça-feira (11/07) um balanço de 1.034 atendimentos feitos por 21 cursos e workshops relacionados à capacitação profissional ministrados ao longo do primeiro semestre. As qualificações, promovidas gratuitamente e em diversos segmentos profissionais, proporcionaram ao público contato com conteúdos teóricos e práticos.
Dentre as principais formações se destacam os cursos do “Faça e Venda”, abordando o tema “Artesanatos Reciclados” com (200 atendimentos), “O Poder da Imagem” (100), “Tratamento Capilar” (100), “Bijuteria” (72), “Sobremesas e Bolo no Pote” (60), “Jardinagem” (54), “Alisamento e Cronograma Capilar” (50) e “Beleza em Ação” (50), “Corte e Costura” (50), entre outros.
O segmento gastronômico também foi trabalhado ao longo da primeira metade do ano como é o caso dos cursos “Pães Doces e Semi Doces” (42), “Pizzas Doces e Salgadas” (18), “Tortas e Quiches” (18) e “Doces Artesanais” (36), realizados em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Buscando agregar conhecimento de maneira rápida e flexível à população suzanense, o Saspe, também em parceria com o Senai, Senac e Sebrae, promoveu capacitações que ocorreram de forma remota como “Rotulagem de Alimentos” (30) e “Manutenção Preventiva e Corretiva de Instalação Elétrica” (16).
Por sua vez, na área da beleza, se destacaram os cursos de “Cabeleireiro” (20), que abordou os procedimentos de alisamento semidefinitivo, técnicas do liso espelhado e vendas de produtos e serviços e gestão do salão, além de “Tranças Africanas” (20) e “Barbearia para Iniciantes” (10).
Segundo a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a quantidade de pessoas atendidas no primeiro semestre atesta o sucesso dos cursos e demais atendimentos promovidos pelo órgão municipal e, para esta outra metade do ano que se inicia, a previsão é de que outras capacitações sejam realizadas. “Com certeza obtivemos um resultado extremamente positivo em relação ao número de atendimentos dos cursos, formações e workshops que promovemos. Visamos contribuir cada vez mais com o preparo dos munícipes para uma nova oportunidade de emprego. Além disso, também buscamos atender aquelas pessoas com o sonho de ter seu próprio negócio ou de alcançar outras formas de completar a renda, por meio das capacitações rápidas de produção de artesanato, como chaveiros, CDs, entre outros”, afirmou ela.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano