InícioRegiãoEvento no Mirambava marca encerramento de curso de Libras

Evento no Mirambava marca encerramento de curso de Libras

Atividade foi realizada na noite da última terça-feira (11/07) e foi marcada por uma aula especial com a presença de 30 alunos

A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite da última terça-feira (11/07), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, na região central, o encerramento do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) destinado aos servidores municipais e ao público geral. Na oportunidade, 30 alunos participaram de uma atividade especial marcada por apresentações individuais e em grupo de traduções de músicas. A ação, conduzida pela intérprete Cláudia Oliveira, também contou com a presença da gestora estratégica da pasta, Renata Priscila Valencio Guimarães.

Iniciada em 7 de março, a formação foi realizada por meio de encontros semanais no Mirambava e teve uma carga horária total de 60 horas, abordando conteúdos teóricos e práticos, bem como atividades complementares. Ao longo da capacitação, participaram profissionais como psicólogos, agentes de segurança, professores e diretores que integram o quadro de servidores da rede municipal de ensino.

O conteúdo do curso contou com História da Educação de Surdos no Brasil e no Mundo; Cultura, Identidade e Comunidade Surda; Alfabeto Manual, Numeral e Datilologia; Configuração de Mãos, Pontos de Articulação e Movimento; Classificadores (classificador descritivo e classificador específico); Recursos de Acessibilidade; Família; Vocabulários e Verbos; Saudação e Sentimentos; Alimentos e Bebidas; Animais e Natureza; Pronomes; Adjetivos, Sinônimos e Antônimos; Contexto Escolar; Esportes e Brincadeiras; Corpo Humano, Higiene e Saúde; Vestuário; Estados, Países e Moradia; Transportes e Profissões; e Calendário.

A formação teve como finalidade capacitar os servidores e cidadãos que lidam diretamente com pessoas surdas, de modo em que este público seja atendido adequadamente, buscando a ampliação e inclusão social e acessibilidade em Libras em setores que contam com o atendimento público.

Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, é fundamental que este tipo de qualificação ocorra para que este público se sinta cada vez mais incluído e amparado. “As principais ferramentas para que haja inclusão com responsabilidade e comprometimento, são estas formações oferecidas aos agentes públicos com excelência. Buscamos oferecer aos munícipes o máximo de qualidade possível, seja em atendimentos escolares, hospitalares e em todos os locais onde a pessoa surda encontre dificuldade em comunicação”, afirmou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher