InícioItaquaquecetubaItaquá realiza ação 'Julho Amarelo' de combate às hepatites virais entre os...

Itaquá realiza ação ‘Julho Amarelo’ de combate às hepatites virais entre os dias 24 e 28

Será possível receber orientação sobre o tema e fazer o teste rápido de hepatite B e C

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba vai realizar, entre os dias 24 e 28 de julho, a ação Julho Amarelo de combate às hepatites virais. A atividade vai ocorrer em toda a rede de atenção básica de saúde das 8h às 16h com orientação sobre o tema e testes rápidos de hepatite B e C.

A ação tem por finalidade reforçar as atividades que já são realizadas pela pasta ao longo do ano, além de ampliar o controle e a vigilância. Através da testagem, é possível realizar a prevenção e diagnosticar a doença precocemente, encaminhando a pessoa para seguimento e tratamento na unidade de referência.

“Como nem sempre a hepatite apresenta sintomas, o diagnóstico precoce se faz ainda mais importante. Nosso maior objetivo é proteger a população de qualquer suspeita. A melhor forma de fazer isso é com ações de conscientização e testes oferecidos gratuitamente”, explicou a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Entre os sintomas mais comuns estão o cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, além de urina escura.

O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão. “Saúde é coisa séria e precisamos tratar a hepatite com a atenção necessária, realizando testes e conscientizando a população”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues.

Foto: Dayane Oliveira

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher