Plataformas Matific e Google for Education aumentam interesse e também interação entre os alunos da rede municipal
A Secretaria de Educação de Suzano está avançando no processo de tornar o ensino na rede municipal cada vez mais conectado aos recursos tecnológicos de estímulo ao aprendizado. Para tanto, está reforçando em 2023 a utilização das plataformas Matific e Google for Education em sala de aula e fora dela, por meio dos 3,5 mil chromebooks, com a intenção de aumentar o interesse pelos conteúdos propostos e intensificar o compartilhamento de informações entre os alunos.
A primeira delas apresenta uma gama de jogos on-line, que dialoga com o universo infantil e os conteúdos matemáticos. Esses são elaborados de acordo com o grau de aprendizado e programados para estimular o raciocínio. Para vencer as etapas, a criança precisa realizar alguma operação matemática e assimilar o conteúdo que está sendo apresentado para vencer o desafio. O professor consegue ter acesso às dificuldades dos alunos porque a plataforma gera um relatório da evolução de cada um.
Com o Matific, os educadores ainda podem desenvolver o raciocínio matemático junto aos estudantes, ensinando-os a passar de uma fase no jogo, por exemplo. As operações necessárias para vencer cada etapa são demonstradas simultaneamente, com o acompanhamento pelos chromebooks. O aluno pode reforçar o aprendizado jogando sozinho quando chega em casa.
Já o Google for Education possibilita maior compartilhamento de informações entre professores e crianças e entre os próprios estudantes. A ferramenta permite deixar aulas gravadas, textos e links numa mesma plataforma, para que seja possível acessar o material que desejarem no momento e no local mais conveniente, tanto em sala como em casa. Esse recurso funciona como um “facilitador” da rotina escolar, já que por ali é inserida toda a agenda de atividades e relatórios de rendimento, que podem ser atualizados a qualquer momento.
Segundo o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, as plataformas agregam sobremaneira no interesse e na assimilação dos conteúdos pelos alunos, por causa da forma com que é elaborado o conceito. “Os alunos aprendem de forma mais natural, já que o aprendizado matemático está embutido nos jogos. A medida que eles praticam, por se sentirem desafiados, eles vão evoluindo em suas habilidades e superando suas dificuldades”, afirmou o chefe da pasta.
Somada a essas plataformas, ainda está a Avaliação Municipal Digital, que promove o acompanhamento da evolução pedagógica dos estudantes, por meio on-line. “Investir em tecnologia na Educação é ter um olhar atento e cuidadoso para com o aprimoramento do ensino das crianças da nossa rede. Sem dúvida, são incrementos que farão diferença considerável na vida dos alunos. Até mesmo porque a tecnologia já está inserida no cotidiano deles e não pode ficar de fora do processo de aprendizagem”, destacou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano