Neste sábado (15/07), das 10h às 15h, será realizado o “Arraiá da Vila Dignidade”, uma festa típica dessa época do ano, com tema caipira, que visa levar lazer e promover a integração entre as pessoas idosas que residem no local. O evento será realizado no salão de festas do espaço e terá decoração e também comidas temáticas.
A festa é realizada todos os anos nesse período. “Estamos sempre promovendo atividades para que as pessoas se reúnam, conversem, interajam. Isso faz parte do nosso trabalho e a festa julina é mais uma oportunidade para que todos se encontrem, comam uma comida diferente e tenham um dia de lazer e descontração”, destaca a coordenadora da unidade, Camilla Cristina Taceli.
A Vila Dignidade recebeu recentemente uma ampla reforma, que foi a primeira a ser realizada no espaço desde que ele foi inaugurado, em 2015. Todas as 22 casas foram reformadas, inclusive o salão e áreas de uso comum. Foram executados serviços diversos, como a troca de pisos e revestimentos, pintura interna e externa, reparos nos sistemas hidráulicos e elétricos. Também foram instaladas novas peças de acessibilidade e equipamentos de segurança. Na área externa, houve troca da iluminação, utilizando lâmpadas LED e foram realizados serviços de jardinagem.
Os trabalhos refletem a priorização da atual gestão perante serviços e equipamentos da Secretaria de Assistência social. Entre o ano passado e o atual, houve um aumento de R$ 10 milhões na previsão de orçamento anual da Pasta, com o intuito de atender a demanda social da cidade, que teve um aumento significativo no pós-pandemia.
A Vila Dignidade é um equipamento público de execução direta, que oferta proteção especial (moradia assistida) para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e/ou com seus direitos violados, que têm autonomia para viverem sozinhos, porém não possuem ou têm vínculos familiares fragilizados. O espaço conta com 22 residências, mais áreas comuns, como jardim, horta e salão de festas. Atualmente, há 21 pessoas idosas residentes.
Em 2022, a Vila Dignidade foi reconhecida pela Fundación Pilares, uma organização social da Espanha, como exemplo de boas práticas em serviços públicos. O condomínio para pessoas idosas da cidade foi inserido no catálogo “Red de Buenas Prácticas” (Rede de Boas Práticas), desenvolvido pela Fundación Pilares, pelo projeto de mesmo nome, que visa a criação de uma rede de divulgação de boas práticas para aumentar a qualidade de vida das pessoas em situação de fragilidade, deficiência ou dependência.