Iniciativa do Sesi promove capacitação para reparar defasagens escolares em razão da pandemia da Covid-19; secretário de Educação, Leandro Bassini, representou a prefeitura
A Prefeitura de Suzano foi premiada na tarde da última terça-feira (11/07) como uma das integrantes do programa “Recompondo Saberes”, ação promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) em prol do combate à defasagem escolar. A iniciativa visa suprir demandas decorrentes do ensino remoto ocasionado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na oportunidade, o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, representou a prefeitura em cerimônia no Teatro do Sesi, na Avenida Paulista, região central da cidade de São Paulo.
O evento reuniu representantes das 98 cidades ligadas ao projeto, incluindo professores, prefeitos e secretários de educação. Na ocasião, Bassini esteve acompanhado da assistente técnica de área do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Rosângela Matias Andriatti.
Apresentada a Suzano no primeiro semestre de 2022, a iniciativa objetivou garantir um olhar sensível para remediar os reflexos do período de ensino remoto em virtude da pandemia, conferindo uma formação especial aos professores e gestores da rede de ensino das 35 instituições municipais que contam com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, atingindo cerca de 12.600 estudantes e 800 profissionais da Educação.
Segundo Rosângela, as avaliações propostas pelo Sesi foram cuidadosamente integradas ao dia a dia dos profissionais, privilegiando os setores que mais precisavam de complementos. “As capacitações foram realizadas de forma on-line, com reuniões periódicas para identificar e suprir algumas defasagens específicas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Em algumas escolas, as demandas se mostraram mais urgentes, então focamos os trabalhos nestes locais para incrementar a qualidade de ensino destas unidades”, comentou.
Bassini agradeceu o núcleo educacional do Sesi pelo apoio, ressaltando a importância da parceria em prol do desenvolvimento educacional não apenas em Suzano, mas em todo o Estado. “A execução de um programa dessa natureza, em especial após um período de tantas dificuldades, se mostrou essencial para que pudéssemos rever conceitos que, por vezes, não foram consolidados de forma ideal no aprendizado dos jovens. Estamos falando de um trabalho de muita qualidade que, sem dúvida, será essencial para recuperarmos parte do que foi perdido”, pontuou.
O secretário ainda destacou o desempenho dos trabalhadores que compõem a pasta. “Por este prêmio, eu agradeço toda a dedicação das nossas equipes de Educação, pois estamos falando de uma missão que impactará a vida de muitas pessoas em um futuro próximo. Aproveito também para ressaltar a atenção do prefeito Rodrigo Ashiuchi que firmou esta parceria tão positiva com o Sesi”, concluiu Bassini.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano