O início do segundo semestre de 2023 está cheio de grandes lançamentos. Em julho, chega aos cinemas Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1, Barbie e Oppenheimer; mas outro dos grandes títulos já chegou e conquistou uma marca importante.
Indiana Jones e A Relíquia do Destino, quinto capítulo da saga do famoso arqueólogo, é a despedida de Harrison Ford como o personagem icônico. Dirigido por James Mangold e, embora as bilheterias não sejam as esperadas, o filme atingiu o que ninguém conseguiu em 3 anos: trazer o público mais velho de volta às salas de cinema após a pandemia.
A Relíquia do Destino arrecadou mais de 130 milhões de dólares em todo – um dinheiro que não saiu dos bolsos do público jovem – como aponta o Deadline, o novo Indiana Jones não ultrapassou a barreira da nostalgia tanto quanto Top Gun: Maverick, por exemplo. Assim, a maioria das pessoas que foram ao cinema para ver a nova aventura de Indy são aquelas que cresceram com ele desde sua estreia nos anos 80.
De acordo com o site, a Disney reportou que apenas 42% do público que foi assistir Indiana Jones e A Relíquia do Destino tem menos de 35 anos. O Screen Daily, por sua vez, indica que o público com mais de 54 anos representa 21% da venda de ingressos. As faixas etárias 34-44 e 45-55 representam 19%, 25-34 17% e 18-24 13%.
Portanto, Indiana Jones 5 conseguiu algo importante: que o público adulto volte ao cinema, já que é o que menos retornou após a pandemia. Em janeiro deste ano, a CBS publicou um estudo afirmando que os adultos mais velhos não têm tanta pressa para ir ao cinema no lançamento dos filmes.
Confira o Trailer