O atleta e professor de jiu-jitsu Leandro Lo, que elevou o nome do Brasil a nível mundial vencendo oito vezes o Campeonato Mundial, oito Pan-americanos e cinco Copas do Mundo, foi homenageado neste fim de semana, em Mogi das Cruzes, durante a entrega do CAED (Centro de Artes, Esportes e Desenvolvimento) localizado no distrito de Cezar de Souza. O espaço é destinado ao desenvolvimento humano em diferentes áreas e conta com um centro de artes marciais que leva o nome de Leandro Lo e eterniza a ligação dele com a cidade.
Fátima Lo, mãe do atleta, familiares e amigos estiveram na cerimônia de entrega que foi conduzida pelo prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha. Antes de vistoriar os blocos do espaço, o chefe do Executivo detalhou ao público presente que a estrutura, além do centro de artes marciais, conta com espaços dedicados a atividades culturais e de desenvolvimento, como formações em diversas áreas do conhecimento.
“É o segundo centro de lutas de Mogi das Cruzes – e presta justa homenagem para um atleta que fez tanto pelo esporte e também por nossa cidade. Aqui, a população terá acesso a atividades culturais e também de desenvolvimento, esse é o propósito do CAED. Estamos encurtando caminhos e disponibilizando aqui nesse ponto da cidade mais um equipamento fundamental”, disse o prefeito.
A mãe do atleta Leandro Lo, Fátima Lo, recebeu a homenagem e lembrou o vínculo do filho com Mogi das Cruzes. “Ele começou a dar aulas aqui novinho, com 18 anos, e o dinheiro ajudava ele a se manter. Aqui, ele ficou sete anos, dedicado ao esporte e à carreira. Nesse tempo, fez muitos amigos na cidade e mesmo depois que conquistou a faixa preta – quando começou a ganhar um salário bom – ele continuou dando aulas aqui por conta da amizade. Ele gostava, ele tinha muito amor pelo município e pelos amigos que fez aqui”.
A imagem de Leandro Lo está eternizada no CAED em um mural de 85 m², grafitado pelo artista plástico mogiano Bozer Cruz. “Fiquei muito feliz com a arte que fizeram para ele. Como o CAED fica bem no meio da comunidade, eu acho que vai transformar a vida das crianças. É uma oportunidade que a prefeitura dá, que pode mudar a vida das pessoas, assim como o Leandro mudou a nossa vida e a vida dele por meio do esporte”, concluiu Fátima Lo.
O CAED fica no Jardim Bela Vista, em uma área de 5.654,05 metros quadrados de intervenção. A unidade é composta por dois blocos que somam um espaço construído de 694,53 metros quadrados. Oferece atividades, cursos e capacitações nas áreas de Cultura, Esporte e Desenvolvimento Econômico. A unidade está com inscrições abertas para mais de 400 vagas, em cursos como arte da dança, rima, atividades esportivas, formações e treinamentos de desenvolvimento profissional, entre outros.
Além do prefeito Caio Cunha, estiverem presentes na solenidade a vice-prefeita Priscila Yamagami, os secretários municipais de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira, assim como os vereadores, Marcos Furlan, Edson Pereira, Edu Ota e Malu Fernandes.
Leandro Lo
Leandro Lo nasceu em 11 de maio de 1989, em São Paulo, capital. Autodidata, desenvolveu uma forma única de lutar jiu-jítsu e ficou conhecido como um dos melhores “grapplers” da história. Começou sua carreira aos 14 anos de idade e desde cedo se destacou no esporte. Em 2010 recebeu de seu mestre Cícero Costa, a faixa preta de jiu-jítsu.
O atleta deixou sua marca em Mogi das Cruzes onde deu aulas. Com uma grande relação de carinho com a cidade, fez amigos aqui e foi o local onde encontrou sustento para viver do esporte, sua paixão. A cidade foi considerada por ele a salvação de sua carreira, onde deu aulas no distrito de Braz Cubas. Foram cerca de sete anos lecionando no município – com vasta tradição no mundo das lutas e artes marciais – enquanto ia ganhando prestígio internacional.
Leando Lo faleceu aos 33 anos, em 7 de agosto de 2022, baleado durante um show na capital paulista.