Mogi das Cruzes está entre as cinco cidades do Estado contempladas pelo programa de formação profissional “Empreenda Como Uma Mulher”, iniciativa que oferece capacitação, apoio e inspiração para acelerar os negócios chefiados por mulheres, por meio de aprendizado e outros benefícios, como equipamentos e até acesso a crédito.
Ao todo, 500 vagas estão abertas no município e para participar das formações gratuitas é preciso realizar a inscrição on-line até 31 de julho.
O programa “Empreenda Como Uma Mulher” chega a Mogi das Cruzes por meio de uma parceria da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação com a Coca-Cola Brasil e o Sebrae SP. O prefeito Caio Cunha celebra a parceria e lembra o estímulo aos empreendedores oferecido na cidade. “É uma iniciativa transformadora para as empreendedoras mogianas. Com essa nova parceria, estimulamos a formação e o crescimento econômico de mais 500 mulheres, oferecendo um curso que fomenta o empreendedorismo com conteúdos sobre liderança e gestão para gerar mais renda para as famílias. São mais 500 oportunidades que somam ao que o município oferece, como os cursos Crescer, que desde 2021 já certificou mais de 3 mil pessoas, além de outras formações”.
O “Programa Empreenda Como Uma Mulher” vai abordar abordar estratégias de liderança e o uso de ferramentas de gestão para impulsionar novos negócios ou alavancar um empreendimento já existente, em encontros online e presenciais.
Em todo o Estado, são 4 mil vagas, disponíveis também nas regiões de São Paulo, Bauru, Jundiaí e Marília.
Camila Amaral, VP Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, comemora a parceria. “Um dos compromissos da Coca-Cola FEMSA Brasil é o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atuamos. Nosso objetivo com o Empreenda como uma Mulher é contribuir para esse desenvolvimento por meio do fomento ao empreendedorismo e da promoção da equidade de gênero. Tivemos muito sucesso com a implementação do programa no ano passado, em três cidades da Região Sul, e agora temos a grande satisfação de oferecer essa oportunidade para mulheres empreendedoras de São Paulo”.
No Estado de São Paulo, onde o programa oferece cerca de 4.000 vagas no total, o Sebrae Delas, iniciativa de fomento ao empreendedorismo feminino, participa para viabilizar 20 horas de aulas teóricas e práticas com conteúdo sobre estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento, aspectos comportamentais, além de uma análise individual do negócio para avaliar aspectos de maturidade, pontos fortes e deficiências, governança e impacto na sociedade.
“Com conhecimento e capacitação, a mulher vai estar ainda mais segura para tomar decisões acertadas no comando do negócio. E o programa “Empreenda Como Uma Mulher” começa com aulas sobre inteligência emocional e atitudes, ensinamentos fundamentais para despertar o autoconhecimento e, depois, segue com cursos para a organização e crescimento da empresa”, explica Verônica Lima, gestora Estadual de Empreendedorismo feminino do Sebrae SP.