Após ser resgatado gravemente ferido e passar por tratamento médico, animal foi reintegrado à Mata Atlântica pela Prefeitura
O Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Ribeirão Pires reintroduziu um ratão-do-banhado à Mata Atlântica, na manhã desta sexta-feira (21), após o animal passar por período de tratamento e recuperação. O espécime fora resgatado pela equipe na segunda metade do mês de junho, quando foi encontrado ferido próximo à divisa com a cidade de Rio Grande da Serra.
Vítima de um ataque de cães, o ratão-do-banhado também sofreu uma queda de um barranco, o que o deixou muito ferido. A rápida ação da equipe ambiental possibilitou o socorro imediato ao animal, que foi levado para receber cuidados médicos.
Após chegar à base do departamento, o ratão-do-banhado passou por uma cirurgia de emergência para tratar suas lesões graves. Além disso, foram realizadas avaliações minuciosas, exames de raio-X e ultrassom para avaliar o estado de saúde do animal e identificar possíveis danos internos.
A secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo, destacou a importância do resgate e tratamento de animais silvestres para a fauna da estância turística de Ribeirão Pires. “Nós temos o compromisso de preservar a vida selvagem e garantir o equilíbrio dos ecossistemas locais. É importante conscientizar o munícipe sobre a preservação da natureza, para que evitemos situações de risco para os animais silvestres e para a própria população”, explicou.
O sucesso do resgate e reintegração do ratão-do-banhado à natureza reforça o trabalho conjunto entre a equipe ambiental e a comunidade em prol da preservação da biodiversidade local, enaltecendo a dedicação das autoridades na proteção e cuidado dos animais silvestres que habitam a região.
O animal foi solto em uma área de mata atlântica próxima ao Parque Oriental, permitindo que ele pudesse voltar ao seu habitat natural.