InícioMogi das cruzesInscrições estão abertas para a roda de conversa “Mulher Negra e Amamentação”

Inscrições estão abertas para a roda de conversa “Mulher Negra e Amamentação”

Já estão abertas as inscrições para a roda de conversa “Mulher Negra e Amamentação”, uma realização do Sesc SP, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social. O bate-papo será promovido no dia 1º de agosto, a partir das 19 horas, no auditório do prédio-sede da Prefeitura. A atividade é gratuita, destinada a pessoas com idade a partir dos 16 anos e as inscrições devem ser feitas de forma online.

O objetivo da atividade é dialogar a respeito das potências e desafios da amamentação para a mulher negra. Para responder a essa indagação, será montada uma roda de conversa, em que participantes poderão falar e trocar experiências, no âmbito de seus corpos, seus trabalhos, criação de filhos, os impactos de todo esse contexto e o que se espera para o futuro.

A roda de conversa será comandada por Fê Lopes e Fabiana Araújo. Fê Lopes é psicóloga clínica, psicanalista, palestrante, podcaster e escritora. É formada pela PUC-SP/2005, pós-graduada em Psicanálise da Parentalidade e da Perinatalidade, pelo Instituto Gerar; bem como em Psicologia e Relações Étnico Raciais no Instituto Amma Psique e Negritude; Psicanálise da Criança pelo Sedes Sapientiae e em Psicologia Aplicada à Nutrição pela Unifesp. É ainda uma das idealizadoras da I Semana de Apoio à Amamentação Negra.

Já Fabiana Araújo é educadora física, mãe de três filhos e pós-graduada em Saúde Materno Infantil, com enfoque em amamentação. É também especialista em cuidados perinatais, laserterapeuta aplicada ao pós-parto, defensora do direito ao parto humanizado e defesa da maternidade. Ministra palestras sobre as pautas que acredita e atua diariamente em contato com gestantes e mães pela conscientização e luta pelo direito de parir, nascer e crescer com dignidade.

A atividade faz alusão ao 25 de julho, que é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.

No Brasil, a data também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi um líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.

Serviço

Roda de conversa Mulher Negra e Amamentação – Com Fê Lopes e Fernanda Araújo

Data: 01/08, terça-feira

Horário: das 19h às 21h

Local: Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes

Endereço: Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 – térreo – Centro Cívico

Inscrições abertas:

Público geral

Profissionais da Saúde

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher