Ao todo, 11 referências nacionais e internacionais integram conferência voltada ao desenvolvimento urbano responsável; autoridades municipais também vão marcar presença
A Prefeitura de Suzano confirmou a participação de 11 especialistas em planejamento urbano para integrar o seminário “Suzano do Amanhã + 5”, cuja realização ocorre em 7 e 8 de agosto. Os integrantes da conferência que debaterá os avanços possíveis com a revisão do Plano Diretor (lei complementar nº 312/2017) incluem autoridades municipais e referências acadêmicas do Brasil e da Europa. As inscrições são gratuitas e seguem disponíveis no bit.ly/suzanodoamanha.
O primeiro dia de evento será direcionado às questões ambientais e potenciais abordagens ao lidar com as mudanças causadas por fenômenos climáticos. Para este contexto, Suzano receberá o professor Andreas Matzarakis, da Universidade de Freiburg, Alemanha, que palestrará sobre “O Calor nas Cidades na Era das Mudanças Climáticas”; o presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Eduardo Alberto Cuscé Nobre, que abordará a revisão sistemática de planos diretores; e a coordenadora da Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Laura Lúcia Vieira Ceneviva, que discorrerá o planejamento urbano assertivo.
Parceira na promoção do evento, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, por meio do núcleo de sua Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-MACK), também fará parte da conferência. No dia inaugural do seminário, a professora Loyde Vieira de Abreu-Harbich marcará presença com um estudo acerca do mapeamento de ilhas de calor em Suzano, enquanto o também professor Matheus de Vasconcelos Casimiro será outro dos convidados no painel.
Por fim, a diretora de Planejamento Territorial de Suzano e professora da FAU-MACK, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, e o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, apresentarão as particularidades da cidade em relação ao saldo obtido nos primeiros cinco anos do Plano Diretor, instituído em 2018.
No segundo dia o foco estará voltado para as emergências sociais que podem ser solucionadas por meio de novas vertentes aplicáveis no desenvolvimento urbano do município. A presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Larissa Ashiuchi, fará a abertura do painel para explicar o trabalho feito na cidade em prol da equidade social, ao passo que o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, traz a temática “Educação e Primeira Infância em Suzano” de forma complementar.
Ao longo do dia, a professora Zaida Muxí Martínez, da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, da Universidade Politécnica da Catalunha (ETSAB-UPC), discutirá o tema “Urbanismo e Gênero”, ao passo que, posteriormente, o doutor em arquitetura e professor da instituição, Josep Maria Montaner, vai liderar o painel “Habitação e o Modelo de Barcelona”. Por sua vez, o professor e membro honorário da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), Vital Didonet, abordará a atenção às demandas voltadas para crianças na progressão municipal.
Por fim, os professores Rodrigo Mindlin Loeb, Renata Fragoso Coradin e Ana Gabriela Godinho Lima, todos da FAU-MACK, também integrarão o segundo e último dia de conferência, cujo painel de encerramento será dedicado ao futuro do Plano Diretor, encerrando as discussões com ponderações e um levantamento acerca das possibilidades encontradas em prol do crescimento sustentável da cidade nos próximos anos, o que inclui o centenário do município, em 2049.
Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, a expertise de profissionais conceituados que atuam em cidades consideradas modelo no quesito de progresso responsável será muito importante para direcionar os novos modelos do Plano Diretor. “Ter referências e cases de sucesso significa estar cercado de opções e conceitos inovadores que, com certeza, servirão de inspiração para o avanço do município em prol do bem-estar social e de um crescimento sustentável”, comentou.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano