InícioSuzanoEspecialistas confirmam participação como palestrantes no ‘Suzano do Amanhã + 5’

Especialistas confirmam participação como palestrantes no ‘Suzano do Amanhã + 5’

Ao todo, 11 referências nacionais e internacionais integram conferência voltada ao desenvolvimento urbano responsável; autoridades municipais também vão marcar presença

A Prefeitura de Suzano confirmou a participação de 11 especialistas em planejamento urbano para integrar o seminário “Suzano do Amanhã + 5”, cuja realização ocorre em 7 e 8 de agosto. Os integrantes da conferência que debaterá os avanços possíveis com a revisão do Plano Diretor (lei complementar nº 312/2017) incluem autoridades municipais e referências acadêmicas do Brasil e da Europa. As inscrições são gratuitas e seguem disponíveis no bit.ly/suzanodoamanha.

O primeiro dia de evento será direcionado às questões ambientais e potenciais abordagens ao lidar com as mudanças causadas por fenômenos climáticos. Para este contexto, Suzano receberá o professor Andreas Matzarakis, da Universidade de Freiburg, Alemanha, que palestrará sobre “O Calor nas Cidades na Era das Mudanças Climáticas”; o presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Eduardo Alberto Cuscé Nobre, que abordará a revisão sistemática de planos diretores; e a coordenadora da Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Laura Lúcia Vieira Ceneviva, que discorrerá o planejamento urbano assertivo.

Parceira na promoção do evento, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, por meio do núcleo de sua Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-MACK), também fará parte da conferência. No dia inaugural do seminário, a professora Loyde Vieira de Abreu-Harbich marcará presença com um estudo acerca do mapeamento de ilhas de calor em Suzano, enquanto o também professor Matheus de Vasconcelos Casimiro será outro dos convidados no painel.

Por fim, a diretora de Planejamento Territorial de Suzano e professora da FAU-MACK, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, e o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, apresentarão as particularidades da cidade em relação ao saldo obtido nos primeiros cinco anos do Plano Diretor, instituído em 2018.

No segundo dia o foco estará voltado para as emergências sociais que podem ser solucionadas por meio de novas vertentes aplicáveis no desenvolvimento urbano do município. A presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Larissa Ashiuchi, fará a abertura do painel para explicar o trabalho feito na cidade em prol da equidade social, ao passo que o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, traz a temática “Educação e Primeira Infância em Suzano” de forma complementar.

Ao longo do dia, a professora Zaida Muxí Martínez, da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, da Universidade Politécnica da Catalunha (ETSAB-UPC), discutirá o tema “Urbanismo e Gênero”, ao passo que, posteriormente, o doutor em arquitetura e professor da instituição, Josep Maria Montaner, vai liderar o painel “Habitação e o Modelo de Barcelona”. Por sua vez, o professor e membro honorário da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP), Vital Didonet, abordará a atenção às demandas voltadas para crianças na progressão municipal.

Por fim, os professores Rodrigo Mindlin Loeb, Renata Fragoso Coradin e Ana Gabriela Godinho Lima, todos da FAU-MACK, também integrarão o segundo e último dia de conferência, cujo painel de encerramento será dedicado ao futuro do Plano Diretor, encerrando as discussões com ponderações e um levantamento acerca das possibilidades encontradas em prol do crescimento sustentável da cidade nos próximos anos, o que inclui o centenário do município, em 2049.

Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, a expertise de profissionais conceituados que atuam em cidades consideradas modelo no quesito de progresso responsável será muito importante para direcionar os novos modelos do Plano Diretor. “Ter referências e cases de sucesso significa estar cercado de opções e conceitos inovadores que, com certeza, servirão de inspiração para o avanço do município em prol do bem-estar social e de um crescimento sustentável”, comentou.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher