Por meio de doação do vereador Artur Takayama, Larissa Ashiuchi e as equipes do Viveiro Municipal realizaram o cultivo das mudas na entrada do campus
A gestora do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, esteve no Campus Suzano do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) na manhã desta sexta-feira (21/07) para realizar o plantio de 20 cerejeiras-japonesas. As mudas das plantas que passam a ornar o ambiente foram doadas pelo vereador Artur Takayama.
Acompanhada pelo diretor do IFSP Suzano, Eugênio Zampini, Larissa integrou a solenidade que oficializou a entrega das novas cerejeiras junto ao corpo docente da instituição e de aproximadamente 50 alunos. Com o direcionamento das equipes do Viveiro Municipal, os estudantes puderam fazer o plantio em um espaço situado em frente à entrada do prédio, garantindo que todos os frequentadores do local e pedestres que passam pela avenida Mogi das Cruzes, onde está instalada a unidade, sempre tenham contato com as árvores.
A cerejeira-japonesa é famosa por gerar flores de tonalidade rosa, o que confere um aspecto ornamental muito apreciado na cultura japonesa, fortemente enraizada no município em virtude do processo imigratório. Segundo o professor de biologia do IFSP, Jairo José Matozinho Cubas, o florir da planta se dá em um período curto de tempo, o que também inspira o cuidado com a vida. “O plantio dessas cerejeiras-japonesas, que também são conhecidas como sakuras, são um lembrete da relevância de garantir o bem-estar da natureza para que nós também possamos ter mais qualidade de vida”, relatou.
Responsável pela doação das mudas, o vereador Artur Takayama explicou que as espécies entregues ao IFSP vieram de Santa Catarina. “Frequentemente faço visitas à região e trago algumas mudas para distribuir pela cidade. Fico muito feliz em ver que o Instituto Federal está fazendo um bom uso dessas cerejeiras e, por isso, agradeço o diretor Zampini, a primeira-dama Larissa, as equipes do Viveiro Municipal e todos os envolvidos nessa ação”, destacou.
Empenho
Zampini relatou que a doação tem um significado especial pois representa um avanço ecológico e estético no instituto. “Nós planejamos dar continuidade ao trabalho de paisagismo local com a criação de pomares e jardins no espaço que temos ao redor da área construída e, para isso, seguimos contando com o apoio da Prefeitura de Suzano, na pessoa do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa, e do vereador Artur e de todos que sempre colaboram para o desenvolvimento dos nossos alunos”, comentou.
Por sua vez, Larissa ressaltou que a continuidade do projeto passa diretamente pelos alunos que representam a entidade. “Sem o empenho e a presteza dos estudantes junto ao corpo docente e administrativo, o Instituto Federal não funcionaria da melhor forma possível, algo que nós que acompanhamos com olhar de fora, podemos confirmar. Nosso futuro depende do quão grande é o nosso cuidado com as práticas ambientais hoje, então eu parabenizo o diretor Zampini e todos os membros do IFSP por tudo que vem sendo feito e essas 20 cerejeiras-japonesas são mais uma prova disso”, relatou.
Na ocasião, também estiveram presentes o coordenador do Viveiro Municipal, Marcelo da Silva, o assessor da Secretaria Municipal de Governo, Jeziel Magalhães, a diretora adjunta administrativa do Instituto Federal de Suzano, Cristina rodrigues dos Santos Ramos, além dos professores Valmir Ventura e José Carlos Barreto Lima.
Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano