InícioSuzanoPrimeira-dama participa de plantio de 20 cerejeiras-japonesas no IFSP

Primeira-dama participa de plantio de 20 cerejeiras-japonesas no IFSP

Por meio de doação do vereador Artur Takayama, Larissa Ashiuchi e as equipes do Viveiro Municipal realizaram o cultivo das mudas na entrada do campus

A gestora do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, esteve no Campus Suzano do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) na manhã desta sexta-feira (21/07) para realizar o plantio de 20 cerejeiras-japonesas. As mudas das plantas que passam a ornar o ambiente foram doadas pelo vereador Artur Takayama.

Acompanhada pelo diretor do IFSP Suzano, Eugênio Zampini, Larissa integrou a solenidade que oficializou a entrega das novas cerejeiras junto ao corpo docente da instituição e de aproximadamente 50 alunos. Com o direcionamento das equipes do Viveiro Municipal, os estudantes puderam fazer o plantio em um espaço situado em frente à entrada do prédio, garantindo que todos os frequentadores do local e pedestres que passam pela avenida Mogi das Cruzes, onde está instalada a unidade, sempre tenham contato com as árvores.

A cerejeira-japonesa é famosa por gerar flores de tonalidade rosa, o que confere um aspecto ornamental muito apreciado na cultura japonesa, fortemente enraizada no município em virtude do processo imigratório. Segundo o professor de biologia do IFSP, Jairo José Matozinho Cubas, o florir da planta se dá em um período curto de tempo, o que também inspira o cuidado com a vida. “O plantio dessas cerejeiras-japonesas, que também são conhecidas como sakuras, são um lembrete da relevância de garantir o bem-estar da natureza para que nós também possamos ter mais qualidade de vida”, relatou.

Responsável pela doação das mudas, o vereador Artur Takayama explicou que as espécies entregues ao IFSP vieram de Santa Catarina. “Frequentemente faço visitas à região e trago algumas mudas para distribuir pela cidade. Fico muito feliz em ver que o Instituto Federal está fazendo um bom uso dessas cerejeiras e, por isso, agradeço o diretor Zampini, a primeira-dama Larissa, as equipes do Viveiro Municipal e todos os envolvidos nessa ação”, destacou.

Empenho

Zampini relatou que a doação tem um significado especial pois representa um avanço ecológico e estético no instituto. “Nós planejamos dar continuidade ao trabalho de paisagismo local com a criação de pomares e jardins no espaço que temos ao redor da área construída e, para isso, seguimos contando com o apoio da Prefeitura de Suzano, na pessoa do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa, e do vereador Artur e de todos que sempre colaboram para o desenvolvimento dos nossos alunos”, comentou.

Por sua vez, Larissa ressaltou que a continuidade do projeto passa diretamente pelos alunos que representam a entidade. “Sem o empenho e a presteza dos estudantes junto ao corpo docente e administrativo, o Instituto Federal não funcionaria da melhor forma possível, algo que nós que acompanhamos com olhar de fora, podemos confirmar. Nosso futuro depende do quão grande é o nosso cuidado com as práticas ambientais hoje, então eu parabenizo o diretor Zampini e todos os membros do IFSP por tudo que vem sendo feito e essas 20 cerejeiras-japonesas são mais uma prova disso”, relatou.

Na ocasião, também estiveram presentes o coordenador do Viveiro Municipal, Marcelo da Silva, o assessor da Secretaria Municipal de Governo, Jeziel Magalhães, a diretora adjunta administrativa do Instituto Federal de Suzano, Cristina rodrigues dos Santos Ramos, além dos professores Valmir Ventura e José Carlos Barreto Lima.

Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher