InícioSuzanoEducação promove série de palestras para recomposição do Fórum Municipal

Educação promove série de palestras para recomposição do Fórum Municipal

Interessados podem efetuar a inscrição gratuitamente por meio de formulário on-line; evento começa a partir desta terça-feira (08/08)

O Movimento de Recomposição do Fórum Municipal de Educação, com apoio da Prefeitura de Suzano, realizará uma série de palestras orientativas entre terça e sexta-feira da semana que vem (08 e 11/08), das 18h30 às 21 horas, voltadas para o desenvolvimento do ensino e formação de um novo colegiado a ser definido posteriormente. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis até a data do início do evento por meio do link bit.ly/ForumEducacaoSuzano.

A abertura será presencial, no Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Salles, 884 – Centro), ao passo que o modelo híbrido ocorre nos dias seguintes, conferindo dinamismo para os participantes.

O primeiro dia terá o tema “A Importância do Fórum Municipal de Educação e o Monitoramento do Plano Municipal de Educação” e será conduzido por três palestrantes: o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini; o professor e coordenador do curso de extensão de leitura e interpretação do Centro Universitário Piaget (Unipiaget), Marco Aurélio Pinheiro Maida; e a diretora de Formação da Seccional de São Paulo da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Rejane Maria Emílio.

Por sua vez, a quarta-feira (09/08) será marcada pelo início da etapa remota da formação, com debates acerca dos impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação. Nesta etapa, todos os debatedores integram a rede municipal de ensino, sendo eles a professora coordenadora e pesquisadora mestre em Políticas Públicas de Educação Infantil pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Lilian Franco Assis; o professor supervisor da rede municipal e especialista em Didática da Matemática para os Anos Iniciais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Douglas Aparecido; e o também professor supervisor e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rafael Artur Battani.

Já na quinta-feira (10/08), o foco será a reforma do ensino médio com participação da supervisora da rede estadual, Raquel Tegedor Azevedo, e da diretora da Escola Estadual Antonio Viana de Souza, de Guarulhos, Ozani Martiniano de Souza. Por fim, na sexta-feira, o processo tratará da função social do ensino superior com o diretor educacional do Campus Suzano do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP), Wagner Roberto Garo Júnior, contando ainda com nova participação de Marco Aurélio Pinheiro Maida.

Bassini apontou que a recomposição do fórum suzanense nesta categoria representa um ganho imenso para o setor a curto, médio e longo prazo. “Discutir o caminho que a educação vem trilhando é algo necessário para que possamos formular políticas públicas para o município, sendo um espaço privilegiado para que isso ocorra devido às múltiplas experiências e formações dos profissionais que nele se encontram. Convidamos a todos para integrar estes debates”, destacou.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi afirmou que a educação pública é um tema que deve ser discutido a todo momento com o propósito de aprimorar ainda mais o ensino. “Este debate é sempre bem-vindo. Precisamos aperfeiçoar cada vez mais a oferta do ensino não só em Suzano, mas em todos os municípios do Brasil, porque todas as cidades merecem evoluir na educação. Desejo boas-vindas aos participantes e faço votos que a iniciativa renda ótimos frutos na busca de métodos cada vez mais competentes para melhorar o ensino”, ressaltou o chefe do Poder Executivo municipal.

Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher