O Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos deve realizar até esta sexta-feira (11), cerca de 175 exames de Espirometria para beneficiar os pacientes da rede municipal de Saúde do município. A Espirometria é um exame para medir a capacidade respiratória e pode ser solicitado em casos de suspeita de diagnóstico de Doenças Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) como asma, bronquite ou enfisema pulmonar e até complicações da Covid-19.
Os pacientes que foram chamados já estavam aguardando a realização dos exames e já possuem pedido médico. O atendimento é oferecido em alguns períodos na rede municipal de saúde para atender a demanda. Serão 35 exames por dia.
A técnica em Espirometria, Regina Alves de Paiva, explicou como o exame é realizado: o paciente enche o pulmão de ar e sopra o quanto consegue numa espécie de tubo que vai na boca. E dependendo do que foi solicitado pelo médico, o exame é feito com ou sem laudo. Se for com o laudo, o paciente faz o exame antes, toma um medicamento e depois repete em seguida: “Este exame é realizado na rede municipal de Ferraz desde o ano passado”, afirmou ela, que atua na empresa Boehringer Ingelheim em parceria com a Secretaria de Saúde de Ferraz.
A costureira Maria Santos Brito realizou o exame e aprovou a iniciativa: “Deu tudo certo e agora vou voltar para pegar o resultado depois porque eu estou com suspeita de ter bronquite ou asma”, afirmou ela.
Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos fará 175 exames de Espirometria
Matérias Relacionadas